Questões de Enfermagem da IDECAN

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Enfermagem da IDECAN

O uso do cateter venoso central de inserção periférica (PICC) tem sido muito difundido por apresentar muitas vantagens. Além de ser de fácil colocação tem uma permanência prolongada sem muitas complicações. São indicações para a utilização desse cateter, EXCETO:

O Brasil é referência no mundo quando se trata de aleitamento materno. O leite humano é o alimento ideal para os bebês e tem a sua composição alterada para atender às necessidades nutricionais e imunológicas do crescimento e desenvolvimento do recém-nascido e lactente. A principal imunoglobulina presente no leite humano corresponde à:

As meningites e encefalites de etiologia infecciosa podem ser causadas por grande número de agentes. Acerca dessa doença, analise as afirmativas a seguir.

I. Nos neonatos em geral, as meningites são causadas mais frequentemente por fungos.

II. Normalmente, o contágio das meningites bacterianas é através do contato, sendo que a bactéria coloniza a pele e depois invade a corrente sanguínea.

III. A encefalite se diferencia da meningite por caracterizar alteração funcional do sistema nervoso central e sua etiologia mais comum é viral.

IV. Apesar da variação clínica dos sintomas da meningite, estima-se que a grande maioria dos casos apresentam pelo menos dois dos seguintes sintomas: febre, rigidez de nuca e/ou outros sinais de irritação meníngea, alteração do nível de consciência ou cefaleia.

Estão corretas apenas as afirmativas

A drenagem torácica, que tem como objetivo a manutenção ou o restabelecimento da pressão negativa do espaço pleural, é responsável pela remoção de ar, líquidos e sólidos (fibrina) do espaço pleural ou mediastino, que podem ser resultantes de processos infecciosos, trauma, procedimentos cirúrgicos, entre outros. Em relação aos cuidados de enfermagem dispensados ao paciente com dreno de tórax, a fim de evitar complicações, são necessárias as seguintes medidas, EXCETO:

O monitoramento contínuo do Eletrocardiograma (ECG) é um recurso diagnóstico fundamental para o reconhecimento de alterações do ritmo cardíaco. Assegurar um traçado do ECG preciso é um dos cuidados da enfermagem com o paciente crítico na monitorização à beira do leito. A derivação mais utilizada durante o monitoramento do ECG de maneira contínua e adequada para a detecção de arritmias, por deixar a onda P mais proeminente, corresponde à:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis