Questões de Enfermagem da IDECAN

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Enfermagem da IDECAN

A bronquiolite é uma infecção viral aguda que atinge principalmente os bronquíolos, nas vias aéreas inferiores. Fazem parte do grupo de risco para o desenvolvimento de agravamento do caso os ex-prematuros, os portadores de cardiopatias, displasia broncopulmonar e os imunocomprometidos. A maioria dos casos de bronquiolite é causada pelo agente infeccioso:

O surfactante é uma lipoproteína encontrada na parte distal das vias respiratórias e nos alvéolos dos pulmões normais. É INCORRETO afirmar que esta substância

Os indicadores usados para a vigilância de Infecções do Trato Urinário Relacionadas à Assistência à Saúde (ITU-RAS) em crianças são a incidência acumulada, a densidade de incidência e a densidade de uso de cateter vesical. Para serem aplicados, alguns itens devem ser considerados. Os pacientes adultos submetidos a um cateterismo vesical em terapia intensiva pertencem a um grupo potencial a ser escolhido para a vigilância em questão. A vigilância de ITURAS para os pacientes pediátricos submetidos ao cateterismo vesical deve ser realizada à semelhança da população adulta. No entanto, algumas situações predispõem mais a criança à ITU-RAS sem o uso do dispositivo invasivo. Assinale a INCORRETA.

A adaptação à vida extrauterina envolve algumas alterações no sistema circulatório do recém-nascido pelo fato de cessar a circulação placentária e a dos pulmões começarem a funcionar. A transição da circulação fetal para pós-natal envolve o fechamento funcional dos shunts fetais: ducto arterial, ducto venoso e forame oval. Normalmente, o forame oval se fecha quando a pressão

Ferreira e Madeira (2004) afirmam que “o recém-nascido, principalmente o recém-nascido pré-termo, tem o sistema imunológico ineficiente, cujos mecanismos de defesa celulares e humorais não funcionam de modo eficaz, prejudicados por barreiras físicas incompetentes, como a pele gelatinosa. Ele se torna alvo fácil para os micro-organismos, que ocasionam, assim, infecções. Por isso, todo o cuidado com a pele e a higienização das mãos, a fim de diminuir o contato desse bebê com agentes bacterianos e fúngicos, é essencial para a sua sobrevivência”. Sabendo que uma das funções da pele é de proteção contra a invasão de micro-organismos, as células presentes na epiderme que desempenham função imune e ajudam no processamento inicial dos antígenos que penetram a epiderme são chamadas de:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis