Questões de Enfermagem da CONSULPLAN

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Enfermagem da CONSULPLAN

66 Paciente, masculino, 42 anos de idade, encontra-se em pós-operatório de microcirurgia para retirada de tumor de hipófise cerebral; está no segundo dia de internação na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e apresenta quadro agudo de letargia, apatia, desorientação, câimbras musculares, agitação psicomotora, respiração de Cheyne Stokes e, nas últimas 24 horas, dois episódios de convulsão. A equipe de cuidados intensivos, após discussão do quadro, adotou como hipótese diagnóstica uma hiponatremia, sendo confirmada através de exames laboratoriais e para o tratamento optou-se pela reposição cautelosa de sódio, a fim de corrigir o distúrbio em questão e evitar possíveis complicações. Para tanto, foi prescrito pelo médico 500 mL de soro fisiológico a 7,5% a ser administrado por via intravenosa em bomba de infusão contínua. No setor, há disponível ampolas de NaCl a 20% contendo 10 mL de solução e frascos de soro fisiológico 0,9% de 500 mL. Para a adequada administração da prescrição, assinale o volume correto de cada solução a ser utilizada, considerando a disponibilidade do setor e sem ponderar a reposição de sódio devido à perda durante o descarte de uma parte da solução do frasco de SF 0,9% de 500 mL.

A enfermagem em emergência deve estabelecer prioridades, monitorar e avaliar continuamente os pacientes e, também, trabalhar em equipe na realização das competências altamente técnicas exigidas pelos cuidados de pacientes em uma situação de emergência. Há diversas condições consideradas como emergência e cada uma possui particularidades e, ainda, requer tratamento adequado. Sobre as situações de emergência, assinale a afirmativa INCORRETA.

Paciente DSN, admitido na enfermaria com quadro clínico de pneumonia adquirida na comunidade, 60 anos, lúcido porém desorientado em tempo e espaço, apresenta sinais vitais: frequência cardíaca de 150 batimentos cardíacos por minuto; frequência respiratória de 15 respirações por minuto; pressão arterial de 150 x 100 mmHg; e, temperatura de 38,9° C. Queixa principal de dor e ardência ao urinar com piora durante o período que acorda. O enfermeiro realizou o exame físico do paciente e o auxiliar de enfermagem procedeu com os cuidados admissionais e, em seguida, fez as anotações de enfermagem no prontuário do paciente. Considerando o caso hipotético, NÃO se trata de condição clínica do paciente DSN:

Frequentemente é indicada a monitorização da pressão arterial sistêmica invasiva, através da inserção de um cateter em uma artéria periférica, por meio de punção percutânea, conectado a um transdutor de pressão, a fim obter a monitorização da pressão arterial sistêmica (sistólica, diastólica e média). O auxiliar de enfermagem, enquanto membro da equipe de saúde, exerce cuidados nessa área sob supervisão do enfermeiro. São considerados cuidados de enfermagem aos pacientes portadores dessa monitorização invasiva, EXCETO:

A humanização no cuidado aos pacientes deve estar presente no cotidiano dos profissionais de saúde em todas as áreas de atendimento. Para nortear os profissionais quanto ao atendimento humanizado e para que os usuários da saúde tenham conhecimento sobre seus direitos, há diversos documentos oficiais criados pelo Ministério da Saúde e Conselho Nacional da Saúde. De acordo com tais documentos, assinale a afirmativa INCORRETA. 

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis