Enfermagem Enfermagem em UTI
Ano: 2025
Banca: SELECON
Um recém-nascido de 32 semanas de gestação é internado na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal com quadro de distensão abdominal, dificuldade respiratória e sinais de instabilidade hemodinâmica após a introdução precoce da alimentação enteral. Ao exame físico, observa-se aumento do perímetro abdominal, presença de sangue nas fezes e sinais de irritabilidade. O médico suspeita de enterocolite necrosante (ECN) e solicita exames complementares. Como enfermeiro responsável pelo atendimento, a conduta mais apropriada diante deste quadro é: 
Enfermagem Enfermagem em UTI
Ano: 2025
Banca: AGIRH
A Escala de Coma de Glasgow (ECG) é uma ferramenta de avaliação neurológica. Ela é baseada em quais critérios?
Enfermagem Enfermagem em UTI
Ano: 2025
Banca: Fundação Getúlio Vargas (FGV)

O traumatismo cranioencefálico pode provocar condições que variam desde uma concussão leve até o coma e a morte. Sua forma mais grave é conhecida como lesão cerebral traumática (LCT). As causas mais comuns de LCT são as quedas, os acidentes com veículos motorizados, a colisão de objetos e os assaltos.


Sobre a assistência do enfermeiro ao paciente com traumatismo cranioencefálico, é correto afirmar que

Enfermagem Enfermagem em UTI
Ano: 2025
Banca: Avança SP
A admissão de pacientes na UTI deve ser realizada com base em critérios específicos, considerando as prioridades de atenção e os benefícios que o paciente pode obter com o tratamento intensivo. De acordo com os critérios de admissão. Os critérios de admissão apoiam-se basicamente em dois modelos: um baseado nas funções orgânicas e outro nas prioridades de atendimento.
No modelo de prioridades de atenção, distinguem-se aqueles pacientes que se beneficiarão do atendimento na UTI daqueles que não se beneficiarão.
Ao ingressar, os critérios são:

I - Prioridade I - paciente em estado agudo crítico, instável, com necessidade de tratamento intensivo e monitoração.
II - Prioridade II - pacientes que precisem de monitoração intensiva e que possam necessitar...
Enfermagem Doenças Infecciosas e parasitárias Fundamentos e Procedimentos de Enfermagem Enfermagem em UTI
Ano: 2025
Banca: ADM&TEC
Em relação à evolução da febre, relacione os seguintes padrões evolutivos com as descrições adequadas.

A. Intermitente
B. Remitente
C. Recorrente
D. Irregular  

1. Semanas ou dias com temperatura corporal normal até que períodos de temperatura elevada ocorram. Durante a fase de febre não há grandes oscilações.
2. A hipertermia é ciclicamente interrompida por um período de temperatura normal. Pode ser cotidiana, terçã (um dia com febre e outro sem) ou quartã (um dia com febre e dois sem).
3. Há hipertermia diária com variações de mais de 1 grau, sem períodos de apirexia. 4. Picos muito altos intercalados baixas temperaturas ou apirexia, sem nenhum caráter cíclico nessas variações.

A ordem COR...
Enfermagem Enfermagem em UTI
Ano: 2025
Banca: SELECON
Em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI), um técnico de enfermagem se depara com a necessidade de administrar medicamentos prescritos, incluindo infusão intravenosa de medicamentos vasoativos. O técnico sabe que, para garantir a segurança do paciente, deve atuar dentro dos limites estabelecidos pela legislação de enfermagem. Considerando a legislação vigente sobre as atribuições do técnico de enfermagem, suas responsabilidades e limitações em relação à administração de medicamentos e procedimentos invasivos, é correto afirmar que o técnico de enfermagem:
Enfermagem Enfermagem em UTI
Ano: 2025
Banca: Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP)
Um senhor de 70 anos está internado na unidade de terapia intensiva há duas semanas, com diagnóstico de acidente vascular encefálico (AVE). Sua pontuação da escala de Glasgow tem reduzido nas últimas avaliações.

Ao consultar o prontuário do paciente, o técnico pode inferir que
Enfermagem Fundamentos e Procedimentos de Enfermagem Enfermagem em UTI
Ano: 2025
Banca: OBJETIVA
As crianças com problemas respiratórios podem receber oxigenoterapia por meio de cateter nasal, de máscara, de tenda, de tubo endotraqueal (TET) ou de cânula de traqueostomia. Sobre a manutenção da permeabilidade das vias respiratórias, assinalar a alternativa CORRETA.
Enfermagem Saúde da Criança e do Adolescente Assistência de Enfermagem ao Recém-Nascido Enfermagem em UTI
Ano: 2025
Banca: AEVSF/FACAPE
O Técnico de Enfermagem desempenha um papel fundamental na UTI Neonatal, sendo responsável por ações essenciais na monitorização e assistência aos recémnascidos de alto risco. Durante o plantão de 12 horas, o profissional deve seguir protocolos rigorosos para garantir a estabilidade clínica dos pacientes. Com base nas atribuições desse profissional, assinale a alternativa INCORRETA:
Enfermagem Enfermagem em UTI
Ano: 2025
Banca: ADM&TEC
Em uma unidade de terapia intensiva, observa-se aumento na incidência de infecções relacionadas a cateter venoso central.
Assinale a abordagem mais efetiva para minimizar essa ocorrência, considerando os protocolos vigentes de prevenção.