Questões de Enfermagem da ADM&TEC

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Enfermagem da ADM&TEC

Analise as afirmativas a seguir:

I. De acordo com a Lei nº 8.080, de 1990, as Regiões de Saúde (RS) devem ser instituídas pela União, respeitando as diretrizes gerais pactuadas na Comissão Intergestores Tripartite. De acordo com esse referencial legal, uma RS é uma unidade territorial integrada, com gestão independente dos serviços de saúde e que abrange até 750 mil indivíduos ou 200 mil famílias.

II. Na desobstrução de vias áreas em mulheres grávidas ou vítimas obesas, nas quais o reanimador tenha dificuldade em envolver o abdômen para realização da manobra de Heimlich, devem ser realizadas compressões no esterno (semelhante à manobra de Reanimação Cardiopulmonar). Esta técnica pode ser aplicada em vítimas conscientes ou inconscientes.

III. A Lei nº 8.080, de 1990, considera que as condições de exercício do trabalho, tais como a postura no ambiente de trabalho, a exposição a produtos químicos e vapores, a ausência de equipamentos de proteção individual e o relacionamento entre os membros de uma equipe, não possuem relação com a saúde do trabalhador.

Marque a alternativa CORRETA:

Analise as afirmativas a seguir:
I. As principais causas das lesões por esforços repetitivo e distúrbios osteo musculares relacionados ao trabalho, como as tendinites, as tenossinovites e as lesões de ombro, são os movimentos repetitivos, as posturas inadequadas, o consumo de carne branca e a pressão psicológica. A prevenção dessas doenças inclui medidas como a adequação do mobiliário, a redução da necessidade do número de repetições e as pausas e exercícios preparatórios e compensatórios. II. Esquema vacinal da vacina contra hepatite B: administrar 1 (uma) dose ao nascer, o mais precocemente possível, nas primeiras 24 horas, preferencialmente nas primeiras 12 horas após o nascimento, ainda na maternidade. Esta dose pode ser administrada até 30 dias após o nascimento. A continuidade do esquema vacinal será com a vacina penta [vacina adsorvida difteria, tétano, pertussis, hepatite B (recombinante) e Haemophilus influenzae B (conjugada)], aos 2 (dois), 4 (quatro) e 6 (seis) meses de idade. III. A identificação do paciente pode ser feita por diversos meios, mas sempre é necessário considerar e minimizar a ocorrência de falhas, independente da forma utilizada. É recomendado que a instituição de saúde adote pelo menos dois identificadores para o paciente (nome e data de nascimento, por exemplo). O número do quarto/enfermaria do paciente não deve ser utilizado como um dos identificadores. Os profissionais de saúde devem conferir, previamente a qualquer procedimento/tratamento, a identidade do paciente, de modo que o paciente correto receba o cuidado correto. Também é responsabilidade da equipe reconfirmar periodicamente com o paciente e acompanhante as informações e corrigir os erros imediatamente após a sua identificação.
Marque a alternativa CORRETA:

Analise as afirmativas a seguir:

I. Por ser a derme pouco extensível, o volume máximo na administração de medicamentos por via intradérmica é de 0,5 ml, sendo normalmente administrado 0,1ml. Esta via de administração é utilizada para reações de hipersensibilidade, provas de PPD (tuberculose) e aplicação da vacina BCG.

II. A Lei nº 8.080, de 1990, considera que o meio ambiente livre de poluição reduz os níveis de saúde de uma população. Assim, de acordo com esse referencial legal, todos os recursos relacionados à prestação de serviços de assistência à saúde no Brasil devem ser remanejados para a redução e o tratamento da poluição ambiental no país.

III. A síndrome do esgotamento profissional (Burnout) afeta, principalmente, profissionais da indústria, pessoas que dedicam menos de 6 horas por dia ao trabalho e indivíduos que atuam no mercado informal de emprego. Esse tipo de doença ocupacional é causado, geralmente, por agentes químicos ou biológicos cuja exposição ocorre por um período superior a cinco dias consecutivos, no ambiente de trabalho.

Marque a alternativa CORRETA:

Exames de sangue e urina


O exame de sangue é um dos exames laboratoriais mais comuns. Com a amostra, é possível verificar uma série de condições do organismo e, ainda, diagnosticar doenças crônicas e outras enfermidades. Para a coleta do material, o paciente, em geral, precisa estar em jejum.

A coleta de sangue é feita por meio da punção venosa, com o uso de seringa e agulha. Deve-se higienizar o local da punção e as mãos do profissional, como forma de prevenir a contaminação direta do paciente e da amostra.

Para os exames de urina, recomenda-se que o paciente despreze o primeiro jato, colha o segundo, terceiro ou volume total de uma micção, conforme solicitação médica. É imprescindível que a urina seja colocada em um frasco limpo e estéril que é fornecido pelo laboratório.

É importante que o paciente verifique se o frasco foi totalmente vedado, a fim de evitar possíveis contaminações ou perda da amostra. Para a coleta do material, o paciente não deve ter feito uso de contraste radiológico em até 48 horas antes do exame.


Adaptado. Fonte: https://bit.ly/3jGh8Ym
Leia o texto 'Exames de sangue e urina' e, em seguida, analise as afirmativas a seguir:

I. O frasco deve estar totalmente aberto e a amostra deve estar em contato com o ar, no exame de urina, a fim de evitar possíveis contaminações ou perda da amostra, de acordo com o texto.

II. Para os exames de urina, recomenda-se que o paciente colha o segundo jato, o terceiro ou o volume total de uma micção, conforme solicitação médica, de acordo com o texto.

Marque a alternativa CORRETA:

Analise as afirmativas a seguir:

I. O reforço das vacinas adsorvida difteria e tétano adulto (dT) deve ser realizado a cada 10 anos em todos os pacientes, após completar o esquema básico (DTP, tetra ou penta) e reforços, após a última dose; Em casos de ferimentos graves e comunicantes de casos de difteria, antecipar o reforço quando a última dose foi administrada há mais de 5 (cinco) anos.

II. São exemplos de medidas que aumentam a segurança do paciente nos serviços públicos de saúde: manter a regularidade nos procedimentos de limpeza e higienização dos hospitais e clínicas municipais, evitar a identificação através de etiquetas dos medicamentos e produtos utilizados nos serviços de saúde e adotar um atendimento humanizado do paciente.

III. A desinfecção é o processo que elimina micro-organismos presentes em superfícies e artigos, porém com menor poder letal que a esterilização, pois não destrói todas as formas de vida microbiana, principalmente esporos. É indicada para artigos semicríticos e para alguns artigos não críticos que se contaminam maciçamente com matéria orgânica.

Marque a alternativa CORRETA:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis