Questões sobre Hipertensão Arterial Sistêmica

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Hipertensão Arterial Sistêmica

#Questão 1002053 - Enfermagem, Hipertensão Arterial Sistêmica, UPENET/IAUPE, 2022, SES-PE, Residência Multiprofissional em Saúde - Enfermagem

Paciente M.G.P, 80 anos, cor branca, viúva, dois filhos, reside com o neto e nora. Deu entrada no hospital com diagnóstico médico de acidente vascular encefálico, tem diagnóstico prévio de hipertensão e diabetes, apresenta uma lesão crônica em MIE há 3 meses. Ela necessitou passar por cirurgia neurológica de urgência e, após 22 dias de internamento, 15 destes em leito de UTI, também desenvolveu lesão por pressão em região sacra e trocantérica. De acordo com a situação descrita acima, analise as afirmativas abaixo:


I. A ferida cirúrgica de uma cirurgia neurológica é considerada limpa, por se tratar de um órgão limpo, causada por agente vulnerante que promove uma alteração na fisiologia tissular, podendo a ferida cirúrgica variar de escoriações até lesões amplas que podem causar deformidades ou amputações.

II. A lesão por pressão é uma área localizada de isquemia celular que se desenvolve quando um tecido mole é comprimido entre uma proeminência óssea e uma superfície por um período prolongado.

III. As úlceras de estase, também chamadas de úlceras arteriais, são lesões agudas que ocorrem na parte inferior das pernas e dos pés.

IV. O pé diabético é uma complicação rara em pacientes portadores de diabetes melito, que se origina pela presença de hipertensão venosa.


Está CORRETO o que se afirma em 

O nitroprussiato de sódio é indicado para reduzir a pressão sanguínea em crises hipertensivas, além de ser utilizado para produzir hipotensão controlada durante intervenções cirúrgicas enquanto o paciente está sob anestesia.
Sobre o medicamento citado, é CORRETO afirmar que:

A hipertensão arterial sistêmica (HAS) apresenta alta morbimortalidade, com perda importante da qualidade de vida, o que reforça a importância do diagnóstico precoce. O diagnóstico não requer tecnologia sofisticada, e a doença pode ser tratada e controlada com mudanças no estilo de vida, com medicamentos de baixo custo e de poucos efeitos colaterais, comprovadamente eficazes e de fácil aplicabilidade na Atenção Básica.
O diagnóstico da HAS consiste na média aritmética (verificada em pelo menos três dias diferentes com intervalo mínimo de uma semana entre as medidas) da Pressão Arterial (PA) maior ou igual a

#Questão 1003881 - Enfermagem, Hipertensão Arterial Sistêmica, FCC, 2022, TRT - 23ª REGIÃO (MT), Técnico Judiciário - Área Apoio - Enfermagem do Trabalho

Um trabalhador procurou o ambulatório do Tribunal com queixa de alterações visuais e diminuição do volume urinário. O Técnico de Enfermagem aferiu sua pressão arterial (PA) e constatou uma pressão arterial sistólica de 210 mmHg e pressão arterial diastólica de 130 mmHg. Considerando, nessa situação hipotética, um quadro sugestivo de crise hipertensiva com lesão aguda de órgão alvo, recomenda-se, de acordo com a Linha de Cuidado do adulto com hipertensão arterial sistêmica do Ministério da Saúde 2021, no manejo do paciente:
I. Acionar Serviço de Atendimento Móvel para transferência até a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) ou emergência de unidade hospitalar, conforme regulação local.
II. Medir a PA nos dois braços (no mínimo, 2 medidas), frequência cardíaca e saturação de oxigênio.
III. Acomodar o paciente em local calmo e tranquilo para afastar casos de pseudocrise.
IV. Reduzir imediatamente a PA para 120 × 80 mmHg e encaminhar paciente para acompanhamento médico ambulatorial.
Está correto o que se afirma em

A Sociedade Brasileira de Hipertensão Arterial considera a hipertensão estágio 1 caracterizada por P.A. sistólica e P.A, diastólica, respectivamente: 

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis