Questões sobre Hipertensão Arterial Sistêmica

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Hipertensão Arterial Sistêmica

Por se tratar de condição frequentemente assintomática, a Hipertensão Arterial costuma evoluir com alterações estruturais e/ou funcionais em órgãos-alvos, como coração, cérebro, rins e vasos. Ela é o principal fator de risco modificável com associação independente, linear e contínua para doenças cardiovasculares (DCV), doença renal crônica (DRC) e morte prematura.

Baseando-se no texto, responda à próxima questão.


Ao medir a pressão arterial sabe-se da importância de ter um esfigmomanômetro adequado, cada denominação de manguita tem uma circunferência específica. Sendo assim, indique das alternativas correspondentes a circunferência correta para o adulto grande, segundo as Diretrizes Brasileiras de Hipertensão Arterial – 2020. 

A hipertensão arterial (HA) e? uma doença crônica não transmissível (DCNT) definida por níveis pressóricos, em que os benefícios do tratamento, não medicamentoso e/ ou medicamentoso, superam os riscos. Trata-se de uma condição multifatorial, que depende de fatores genéticos/epigenéticos, ambientais e sociais, caracterizada por elevação persistente da pressão arterial (PA), quando aferida com a técnica correta, em pelo menos duas ocasiões diferentes, na ausência de medicação anti-hipertensiva. Com base no texto responda às duas próximas questões.


Ao aferir a Pressão Arterial, para ser considerada uma pressão elevada, ela precisar estar:

A Hipertensão Arterial (HA) não controlada continua sendo fator de risco cardiovascular amplamente prevalente no Brasil e no mundo. Conforme as Diretrizes Brasileiras de Hipertensão Arterial (2020), são ações específicas do enfermeiro na abordagem multiprofissional no controle da hipertensão, EXCETO: 

"A Hipertensão Arterial (HA) é uma condição habitualmente assintomática. Por isso, deve ser avaliada em todo atendimento médico e em programas estruturados de triagem populacional. Nestes últimos, mais de 50% dos portadores de HA não sabiam que tinham a doença. As medidas da Pressão Arterial (PA) devem ser realizadas em intervalos regulares, com a frequência conforme a classificação de PA".


(FONTE: Diretrizes Brasileiras de Hipertensão Arterial , 2020.)


Considere um paciente com 56 anos de idade, em acompanhamento mensal na Unidade Básica de Saúde, frequentemente com PA sistólica entre 140-159 mmHg e PA diastólica entre 90-99 mmHg.


De acordo com a Sociedade Brasileira de Cardiologia é correto afirmar que a classificação da PA desse paciente é: 

As doenças cardiovasculares são a principal causa de morte, hospitalizações e atendimentos ambulatoriais em todo o mundo, inclusive em países em desenvolvimento, como o Brasil. O principal fator de risco modificável com associação independente, linear e contínua para doenças cardiovasculares é a hipertensão arterial.
Sobre esse tema, assinale a alternativa correta.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis