Questões sobre Hipertensão Arterial Sistêmica

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Hipertensão Arterial Sistêmica

Em uma unidade básica de saúde, como membro da equipe de saúde da família, o auxiliar de enfermagem realiza visitas domiciliares para usuários hipertensos. Nessas ocasiões, aproveita a oportunidade para reforçar a importância de o hipertenso adotar uma dieta saudável, enfatizando orientações tais como:

A Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS) é uma condição crônica caracterizada por níveis elevados de pressão arterial e pode levar a várias complicações, como doenças cardiovasculares e Acidente Vascular Encefálico (AVE). Sobre a hipertensão, assinale a alternativa correta.

Um paciente de 56 anos com diagnóstico prévio de hipertensão arterial chega à unidade de saúde relatando cefaleia intensa e visão turva há 12 horas. Durante a avaliação, você identifica pressão arterial de 210/120 mmHg e suspeita de crise hipertensiva.

Marque a alternativa que descreve a conduta mais apropriada para esse caso:

A hipertensão arterial (HA) é um dos principais fatores de risco modificáveis para morbidade e mortalidade em todo o mundo, sendo um dos maiores fatores de risco para doença arterial coronária, acidente vascular cerebral (AVC) e insuficiência renal. A medida da pressão arterial (PA) é procedimento obrigatório em qualquer atendimento médico ou realizado por diferentes profissionais de saúde. Contudo, ainda é comumente realizada sem os cuidados técnicos necessários. Com base no assunto, julgue os itens a seguir e assinale a alternativa correta:

I. O esfigmomanômetro de mercúrio é considerado o dispositivo padrão de referência. Em muitos lugares, os manômetros aneroides substituíram os dispositivos de mercúrio, porém, são facilmente danificados e requerem recalibração frequente, ao menos a cada 12 meses, para garantir sua precisão.
II. A medida da PA com técnica auscultatória ainda é amplamente realizada em nosso meio com esfigmomanômetro aneroide e estetoscópio. 
III. A medida da PA com aparelhos automáticos ou semiautomáticos, com técnica oscilométrica, apresenta vantagens em relação à técnica auscultatória, principalmente por afastar ou diminuir os erros sistemáticos de aproximação de valores, porém estes aparelhos devem ser validados por protocolos específicos.
IV. A avaliação da calibração dos equipamentos automáticos ou semiautomáticos deve ser realizada a cada 6 meses.

Em relação à hipertensão arterial e suas implicações, assinale o que for correto:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis