Questões de Enfermagem do ano 2025

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Enfermagem do ano 2025

As doenças crônicas não transmissíveis (DCNT) estão entre os principais problemas de saúde pública do Brasil e do mundo. Um novo relatório da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), divulgado em junho de 2024, revela que, embora a expectativa de vida tenha aumentado nas Américas, também aumentou o número de pessoas que vivem com doenças crônicas não transmissíveis, incluindo o Brasil.

Sobre as DCNT, assinale a afirmativa correta.

#Questão 1101236 - Enfermagem, Tuberculose, FGV, 2025, EBSERH, Grupo Técnico em Enfermagem

A hanseníase e a tuberculose são doenças crônicas que podem causar complicações graves e sequelas se não tratadas adequadamente. O técnico de enfermagem, como integrante da equipe de saúde, desempenha um papel importante no controle dessas doenças, no acompanhamento contínuo dos pacientes e na prevenção à transmissão.

Considerando o atendimento aos pacientes com hanseníase e tuberculose, analise as afirmativas a seguir.

I. O tratamento da hanseníase é realizado por meio da associação de medicamentos denominada poliquimioterapiaPQT.
II. A hanseníase acomete principalmente os nervos superficiais da pele e troncos nervosos periféricos (localizados na face, no pescoço, no terço médio do braço e abaixo do cotovelo e dos joelhos), mas também pode afetar os olhos e órgãos internos (mucosas, testículos, ossos, baço, fígado etc.).
III. Em relação às orientações é importante enfatizar que ambas as doenças têm cura, que o tratamento é gratuito pelo Sistema Único de Saúde, alertando sobre a importância da adesão ao tratamento para evitar a resistência e a falência.
IV. A transmissão da tuberculose acontece por via respiratória, pela eliminação de aerossóis produzidos pela tosse, pela fala ou pelo espirro de uma pessoa com tuberculose ativa (pulmonar ou laríngea), sem tratamento. A tuberculose também é transmitida por objetos compartilhados, assim como a hanseníase. 
V. Para a prevenção de todas as formas de tuberculose e da hanseníase deve-se administrar a vacina BCG (bacilo Calmette-Guérin) em crianças e adultos, disponível nas salas de vacinação das Unidades Básicas de Saúde (UBS) e em algumas maternidades.

Está correto o que se afirma em

Quando aplicada ao trabalho, a ergonomia tem como objetivo a melhoria das condições de trabalho e da saúde do trabalhador.

Em relação ao tema, analise as afirmativas a seguir.

I. Na avaliação ergonômica do posto de trabalho, ao sentar-se para digitar os registros de enfermagem no computador, a altura da cadeira deve ser ajustada com relação à mesa, elevando-se ou abaixando-se o assento de forma a permitir que se dobrem os cotovelos em 90°.
II. O ritmo excessivo de trabalho e a monotonia podem ser considerados riscos ergonômicos.
III. Entre outros benefícios, a ginástica laboral (GL) contribui para o fortalecimento muscular. No entanto, uma das consequências da GL é elevar o absenteísmo.
IV. De acordo com a NR-17, ao se instituir pausas para propiciar descanso e recuperação psicofisiológica dos trabalhadores, elas devem ser usufruídas fora dos postos de trabalho.

Está correto o que se afirma em

A notificação compulsória é a comunicação obrigatória à autoridade de saúde realizada por meio do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan), que é alimentado, principalmente, pela notificação e investigação de casos de doenças e agravos que constam da Lista Nacional de Notificação Compulsória de doenças, agravos e eventos em de saúde pública.

A respeito da notificação compulsória de casos de doenças e agravos, analise as afirmativas a seguir.

I. A portaria GM/MS nº 5.201, de 15 de agosto de 2024 incluiu as seguintes doenças na Lista Nacional de Notificação Compulsória de doenças, agravos e eventos em de saúde pública, nos serviços de saúde públicos e privados em todo o território nacional: I - Câncer relacionado ao trabalho; II - Dermatose ocupacional; III - Distúrbio de voz relacionado ao trabalho; IV - Infecção pelo vírus da hepatite B em gestante, parturiente ou puérpera e criança exposta ao risco de transmissão vertical da hepatite B; V - Lesões por Esforços Repetitivos/Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (LER/DORT); VI - Perda auditiva relacionada ao trabalho; VII - Pneumoconioses relacionadas ao trabalho; e VIII - Transtornos mentais relacionados ao trabalho.
II. A portaria GM/MS nº 5.201, de 15 de agosto de 2024 excluiu as seguintes doenças na Lista Nacional de Notificação Compulsória de doenças, agravos e eventos em de saúde pública, nos serviços de saúde públicos e privados em todo o território nacional: acidente de trabalho com exposição a material biológico, acidente por animal peçonhento e dengue – óbitos, doença de Chagas crônica.
III. A notificação compulsória é a comunicação obrigatória à autoridade de saúde, realizada pelos médicos, profissionais de saúde ou responsáveis pelos estabelecimentos de saúde, públicos ou privados, sobre a ocorrência de suspeita ou confirmação de doença, agravo ou evento de saúde pública, podendo ser imediata ou semanal.
IV. Para incorporar um agravo ou uma doença à Lista Nacional de Notificação Compulsória de doenças, agravos e eventos em de saúde pública, é necessário considerar alguns aspectos, como características que possam apresentar riscos à saúde pública: potencial para surto ou epidemia; doença ou agravo de causa desconhecida; alteração no padrão clínico-epidemiológico das doenças conhecidas, considerando o potencial de disseminação, a magnitude, a gravidade, a severidade, a transcendência e a vulnerabilidade na população.
V. A notificação compulsória é a comunicação obrigatória à autoridade de saúde, que deve ser realizada apenas pelos médicos e enfermeiros, sobre a ocorrência de suspeita ou confirmação de doença, agravo ou evento de saúde pública.

Está correto o que se afirma em

No dia 27 de julho se comemora o Dia Nacional da Prevenção de Acidentes do Trabalho. A prevenção deve ser perseguida, mas é fato que, no Brasil, ocorrem muitos acidentes relacionados ao trabalho.

Sobre esse tema, avalie as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.

( ) Doenças ocupacionais podem ser consideradas acidentes de trabalho.
( ) A não aplicação de medidas de segurança coletivas podem ser causas de acidentes de trabalho.
( ) Falta de capacitação, inexperiência, excesso de autoconfiança, trabalho em turnos são algumas das variáveis que contribuem para a ocorrência de acidentes com a equipe de Enfermagem.
( ) De acordo com a NR-6, que trata dos Equipamentos de Proteção Individual (EPI), cabe ao trabalhador responsabilizarse pela limpeza, guarda e conservação de seu EPI.

As afirmativas são, respectivamente,

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis