Questões de Enfermagem do ano 2016

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Enfermagem do ano 2016

A lesão de reperfusão é um termo usado para descrever as alterações, funcionais e estruturais, que se tornam aparentes durante o restabelecimento do fluxo após um período de isquemia. Em adição à reversão da isquemia, a restauração do fluxo sanguíneo pode resultar em um número de efeitos deletérios: necrose de células irreversivelmente lesadas, acentuado edema celular (cell swelling) e restauração não uniforme do fluxo para todas as porções do tecido. Acerca dos aspectos fisiopatológicos das lesões de isquemiareperfusão, julgue os itens a seguir. O endotélio é o tecido mais vulnerável à reperfusão e exibe disfunção mesmo antes da musculatura lisa vascular ou expressa lesão miocárdica.

A lesão de reperfusão é um termo usado para descrever as alterações, funcionais e estruturais, que se tornam aparentes durante o restabelecimento do fluxo após um período de isquemia. Em adição à reversão da isquemia, a restauração do fluxo sanguíneo pode resultar em um número de efeitos deletérios: necrose de células irreversivelmente lesadas, acentuado edema celular (cell swelling) e restauração não uniforme do fluxo para todas as porções do tecido. Acerca dos aspectos fisiopatológicos das lesões de isquemiareperfusão, julgue os itens a seguir. Estudos histológicos demonstram lesão endotelial como consequência de isquemia e reperfusão. Lesão endotelial e comprometimento da liberação de fator relaxante derivado do endotélio (EDRF) e prostaciclina podem levar a aumento da adesividade e agregação plaquetárias, superpostas à ação direta de vasoconstritores liberados pelas plaquetas na musculatura lisa vascular com consequente vasoespasmo.

A lesão de reperfusão é um termo usado para descrever as alterações, funcionais e estruturais, que se tornam aparentes durante o restabelecimento do fluxo após um período de isquemia. Em adição à reversão da isquemia, a restauração do fluxo sanguíneo pode resultar em um número de efeitos deletérios: necrose de células irreversivelmente lesadas, acentuado edema celular (cell swelling) e restauração não uniforme do fluxo para todas as porções do tecido. Acerca dos aspectos fisiopatológicos das lesões de isquemiareperfusão, julgue os itens a seguir. A função endotelial após isquemia-reperfusão já é bastante estudada na circulação coronariana. Após isquemia miocárdica global seguida de reperfusão, o sistema coronariano epicárdico perde a habilidade de expressar vasoconstrição independente do endotélio a mediadores, que atuam em nível de receptores, ao passo que o relaxamento independente do endotélio mediado pelo ionóforo do cálcio encontra-se inalterado.

G. L. M, 26 anos de idade, estudante de contabilidade na Universidade Federal da Bahia, deu entrada no pronto-socorro de um hospital público com queixa de dispneia, sudorese e taquicardia há mais ou menos 40 minutos. Na classificação de risco, foi verificada saturação de O2 de 90%, temperatura axilar de 37 °C e frequência cardíaca de 110 bpm, e o paciente foi classificado na cor laranja. Com base nesse caso clínico, e considerando os conhecimentos a ele relacionados, julgue os itens a seguir. Os parâmetros de sinais vitais avaliados fazem parte da semiotécnica de enfermagem.

G. L. M, 26 anos de idade, estudante de contabilidade na Universidade Federal da Bahia, deu entrada no pronto-socorro de um hospital público com queixa de dispneia, sudorese e taquicardia há mais ou menos 40 minutos. Na classificação de risco, foi verificada saturação de O2 de 90%, temperatura axilar de 37 °C e frequência cardíaca de 110 bpm, e o paciente foi classificado na cor laranja. Com base nesse caso clínico, e considerando os conhecimentos a ele relacionados, julgue os itens a seguir. A classificação de risco realizada pelo enfermeiro, em que são avaliados os sinais vitais do paciente, está dentro dos conceitos de semiologia.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis