Questões de Enfermagem do ano 2012

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Enfermagem do ano 2012

A necessidade de proteger o miocárdio, durante a circulação extracorpórea, contra os efeitos da isquemia durante a realização das operações é conhecida de longa data. Analise as afirmativas abaixo, sobre as principais estratégias de proteção do miocárdio.

I. A hipotermia confere um certo grau de proteção miocárdica contra a injúria da isquemia.

II. Quando a aorta é clampeada, durante a cirurgia, por um tempo inferior a 15 ou 20 minutos, e a reserva miocárdica é grande, a isquemia produz lesões da esfera bioquímica e metabólica, inteiramente reversíveis.

III. O manitol e o alopurinol são as principais purinas que têm a propriedade de captar e neutralizar os radicais livres durante a circulação extracorpórea.

IV. A cardioplegia cristaloide intermitente com cloreto de magnésio e cloreto de potássio protege o coração.

V. A cardioplegia sanguínea com o perfusato oxigenado induz a parada diastólica do coração somente em situações de hipotermia.

Assinale a alternativa CORRETA.

Sobre os oxigenadores de bolhas, assinale a alternativa INCORRETA.

Assinale a alternativa que responde CORRETAMENTE à pergunta abaixo. Uma das reações mais importantes do organismo desencadeadas pela circulação extracorpórea é a resposta inflamatória sistêmica ou generalizada. Qual o principal fator que desencadeia esta resposta?

Desde o advento da circulação extracorpórea, numerosas complicações e acidentes têm sido relatados como resultado dessa tecnologia. Desta forma, os procedimentos para a condução adequada da circulação extracorpórea devem ser selecionados dentre aqueles de menor risco e que sejam mais seguros para os pacientes. Sobre as falhas relativas aos equipamentos da circulação extracorpórea, analise as afirmativas abaixo.

I. Entre as falhas mecânicas e elétricas, destacam-se as relacionadas ao funcionamento das bombas da circulação extracorpórea e, não raramente, devem-se à falta de testes de funcionamento, antes ou após a montagem dos circuitos.

II. A falha mecânica mais grave de uma bomba de roletes consiste no “deslocamento” do eixo do motor, que impede o giro da alavanca, em qualquer sentido, mesmo o reverso.

III. As falhas elétricas das bombas são mais comuns que as falhas mecânicas; podem ser decorrência da falta de força elétrica no centro cirúrgico ou de curto-circuito na aparelhagem.

IV. Em relação às falhas relacionadas com os circuitos e roletes, deve-se lembrar que pequenas rachaduras ou falhas na colagem dos componentes devem ditar a substituição, pelos riscos de produzirem vazamentos ou entrada de ar no circuito.

V. O perfusionista deve testar os circuitos descartáveis somente durante e após a sua montagem.

 Assinale a alternativa CORRETA.

Analise as afirmativas abaixo quanto aos possíveis problemas encontrados durante a realização da perfusão e suas respectivas soluções.

I. Para a oxigenação tissular insuficiente (baixa saturação venosa), deve-se aumentar o fluxo de sangue.

II. Para o PO2 arterial baixo, deve-se manter o oxigênio.

III. Para a hemodiluição excessiva, deve-se aumentar o oxigênio.

IV. Para o fluxo de sangue baixo e mal distribuído, deve-se aumentar a concentração de hemoglobina.

V. Para a vasoconstrição, deve-se utilizar vasodilatadores pois o fluxo de sangue está mal distribuído.

Assinale a alternativa CORRETA.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis