Questões de Enfermagem do ano 2009

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Enfermagem do ano 2009

A cobertura vacinal, associada ao avanço científico e tecnológico, contribui efetivamente para a prevenção e a diminuição significativa de doenças que até pouco tempo causavam a morte de muitas pessoas. Acerca desse assunto, julgue os itens de 100 a 103. Profissionais de saúde expostos ao vírus da hepatite B devem tomar precauções especiais para evitar a transmissão secundária do vírus. Durante o período que segue a exposição, estão impedidos de doar sangue, assim como devem adotar práticas sexuais seguras e interromper o aleitamento materno.

A cobertura vacinal, associada ao avanço científico e tecnológico, contribui efetivamente para a prevenção e a diminuição significativa de doenças que até pouco tempo causavam a morte de muitas pessoas. Acerca desse assunto, julgue os itens de 100 a 103. Considerando-se que o modo de transmissão de uma doença influencia as expectativas de sua erradicação, qualquer moléstia transmitida pelo ciclo fecal-oral pode ser evitada com a implementação e o gerenciamento de medidas de saneamento básico e de higiene.

Uma mulher de 23 anos de idade buscou o serviço médico, apresentando dores articulares nos membros inferiores, manchas roxas no corpo, mucosite, fraqueza, palidez, dores abdominais e ósseas. Houve perda de peso importante em um mês. Foi realizado exame para contagem das células do sangue e contagem diferencial de leucócitos, no pronto-socorro, que mostrou trombocitopenia, anemia e leucocitose, com predomínio de células blásticas. Foi feito o diagnóstico de leucemia aguda e iniciado um tratamento quimioterápico.

Considerando os cuidados de enfermagem e aspectos relevantes relacionados a essa situação clínica, julgue os itens subsequentes.

O achado clínico de leucocitose corresponde ao aumento do número de leucócitos imaturos.

Em um paciente de 74 anos de idade, internado há 25 dias na clínica médica do hospital municipal, com diagnóstico médico de câncer brônquico pulmonar, foram identificados pela manhã os seguintes sinais vitais: temperatura axilar de 38 ºC; frequência cardíaca de 110 bpm; frequência respiratória de 35 irpm; pressão arterial de 165 mmHg × 95 mmHg (circunferência do baço = 25 cm). O paciente permanece acamado, com rebaixamento do nível de consciência. A acompanhante (filha) informa que, quatro meses antes, o paciente iniciou quadro de dispneia paroxística a médios esforços e astenia, que aumentaram progressivamente, tendo ocorrido vários episódios de hemoptise, o que os levaram a procurar o hospital. Na internação atual, o paciente apresenta tosse produtiva, com volumosa expectoração purulenta com raias de sangue, expansibilidade pulmonar bastante diminuída na base do hemitórax direito, retração intercostal direita, assimetria acentuada entre os hemitóraces, área de submacicez e ausência de murmúrio vesicular na base direita e presença de roncos e estertores em ambas as bases. Devido à dificuldade para se realizar uma punção venosa periférica, foi instalado cateter de dissecção venosa no membro superior esquerdo da paciente.

Considerando a situação clínica acima apresentada, julgue os itens de 13 a 18.

Caso seja necessário o cateterismo vesical nesse paciente, o posicionamento ideal para a realização desse procedimento é o decúbito dorsal.

Com relação a situações cirúrgicas e de emergência, julgue os itens de 25 a 30. Incluem-se entre os cuidados de enfermagem no préoperatório, para prevenção de infecções cirúrgicas: lavar as mãos antes e depois dos procedimentos, utilizar material esterilizado e técnica asséptica em técnicas de enfermagem invasivas, observar possíveis sinais de infecções localizadas ou sistêmicas e registrar no prontuário do paciente os procedimentos adotados.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis