Questões de Enfermagem

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Enfermagem

Um paciente de 59 anos apresenta diarréia aquosa e inicia quadro de fraqueza e inquietação, evoluindo com delírio e desorientação. Para melhor avaliação, foi enviada amostra de sangue ao laboratório. O resultado foi o seguinte: Na+: 156 mEq/L; CP : 100 mEq/L; K: 4.0 mEq/L; HCOf : 21 mEq/L e glicose: 100 mg/dl. De acordo com estes resultados, o(a) enfermeiro(a) deve considerar qual diagnóstico para traçar o plano de cuidados de enfermagem?

Na clínica médica, um paciente em tratamento de pneumonia, está recebendo suplementação de oxigênio a 2L/min, através de cânula nasal. Ele tem história de doença coronária e de doença pulmonar obstrutiva crônica. Devido a este quadro, o(a) enfermeiro(a) deve monitorar o fluxo de oxigênio e o padrão respiratório do paciente. Qual complicação pode surgir se este paciente receber concentração elevada de oxigênio, superior a 5L/min?

Uma paciente de 62 anos tem diagnóstico de pielonefrite e possível septicemia. Tem histórico de cinco episódios de infecção do trato urinário nos últimos dois anos. Ela aparenta cansaço devido a falta de sono, queixa-se de urinar freqüentemente inclusive durante a noite e teve perda ponderai nas últimas semanas. Os exames laboratoriais revelaram os seguintes resultados: sódio: 152 mEq/L; osmolaridade: 340 mOsm/L; glicose sérica: 125 mg/dL e potássio: 3,8 mEq/L. Qual é o diagnóstico de enfermagem prioritário para esta paciente?

Uma paciente de 47 anos de idade foi submetida à colecistectomia. No terceiro dia de pós-operatório ela refere náuseas. Na reavaliação clínica tem ausculta pulmonar limpa, ausência de ruídos hidro-aéreos, sinal de Homan's negativo e ausência de sinais flogísticos na incisão cirúrgica. Os valores dos sinais vitais são: temperatura = 37,7°C, pulso = 100 batimentos/minuto, respiração = 24 incursões/minuto e pressão arterial = 110X70 mmHg. Qual é o diagnóstico de enfermagem prioritário?

Em relação à fisiopatologia do choque, associe a segunda coluna de acordo com a primeira e, a seguir, assinale a alternativa correta.

1. Choque cardiogênico.

2. Choque séptico - primeira fase.

3. Choque séptico - segunda fase.

4. Choque hipovolêmico.

5. Choque anafilático.

( ) A diminuição do volume intravascular resulta em diminuição do retorno venoso para o coração e subseqüente enchimento ventricular diminuído. Conseqüentemente, o volume sistólico e o débito cardíaco estão diminuídos. Há queda da pressão arterial. A pele fica fria e úmida.

( ) O débito cardíaco está comprometido. O volume sistólico e a freqüência cardíaca diminuem, há queda na pressão arterial e a perfusão tecidual fica comprometida. O músculo cardíaco não recebe sangue suficiente. O ventrículo não ejeta todo volume sangüíneo na sístole. O paciente pode ter dor anginosa e desenvolver arritmias.

( ) O débito cardíaco está elevado, com vasodilatação. Ocorre freqüência respiratória elevada, taquicardia e diminuição da pressão arterial.

( ) O débito cardíaco está baixo, com vasoconstrição, para compensar a hipovolemia intravascular. Ocorre queda da pressão arterial e freqüência cardíaca e respiratória elevadas. A pele fica fria e pálida.

( ) Ocorre vasodilatação devido liberação de substâncias vasoativas pelos mastócitos, além de permeabilidade disseminada.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis