Questões de Enfermagem

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Enfermagem

O preparo gastrointestinal é indicado para as cirurgias que envolvem, de alguma maneira, o aparelho gastrointestinal. Sobre seus objetivos, analise os itens abaixo:

I. Evitar o traumatismo acidental das alças intestinais nas cirurgias abdominais e pélvicas

II. Facilitar a visão do campo operatório

III. Evitar o risco de liberação do conteúdo intestinal

IV. Evitar a contaminação acidental do peritônio pelas fezes

Está(ão) CORRETO(S)

A prevenção das lesões por pressão ainda é um desafio nos dias atuais, que caminha contando com a grande contribuição assistencial da enfermagem. Partindo dessa premissa, analise as afirmativas abaixo:

I. Para favorecer a adesão ao protocolo de prevenção de lesão por pressão, recomenda-se uma escala de mudança de decúbito a cada 2 horas para pacientes restritos ao leito, baseada no relógio de Lohman.

II. A massagem frequente das proeminências ósseas e dos pontos de pressão estimula o fluxo sanguíneo local, prevenindo a isquemia e consequente lesão por pressão.

 III. Para a prevenção de lesões em pacientes que permanecem sentados e conseguem auxiliar na movimentação, como os paraplégicos, devem ser ensinados a fazer descompressão da região isquiática a cada 15 minutos.

IV. A avaliação do risco de desenvolvimento de lesões por pressão deve incluir escalas, como a de Braden e Norton, para auxiliar no julgamento clínico profissional.

Está CORRETO o que se afirma em

Em 1990, a OMS publicou sua primeira definição de Cuidados Paliativos: “cuidado ativo e total para pacientes cuja doença não é responsiva a tratamento de cura”. O controle da dor, de outros sintomas e de problemas psicossociais e espirituais.

“O objetivo do Cuidado Paliativo é proporcionar a melhor qualidade de vida possível para pacientes e familiares”. Sobre cuidado paliativo, analise as afirmativas abaixo:

I. São princípios dos cuidados paliativos: promover o alívio da dor e de qualquer outro sintoma desagradável; afirmar a vida e considerar a morte como processo normal da vida; não acelerar nem adiar a morte; integrar aspectos psicológicos e espirituais no cuidado com o paciente.

II. A PPS tem sido usada na tomada de decisões em Cuidados Paliativos e parece ter algum valor prognóstico, quando associada a outros sintomas, como edema, delirium, dispneia e baixa ingesta alimentar. A construção de um gráfico diário a partir dos registros da PPS tem ajudado na compreensão da evolução da doença em pacientes internados.

III. Ao comunicar uma notícia difícil, é importante que o profissional mostre atenção, empatia e carinho. A expressão facial, o contato visual, a distância adequada e o toque em mãos, braços ou ombros ajudam a demonstrar empatia e oferecer apoio e conforto.

Está CORRETO o que se afirma em

Sr. Pedro compareceu ao serviço de clínica médica da Unidade Básica de Saúde, com queixa de lesões puntiformes na pele e poliúria. Referiu que há aproximadamente dois anos, ao medir a glicemia em uma campanha, foi orientado a procurar um serviço de saúde, por estar com uma alta concentração de glicose, mas não lembrava o valor. Informou não ter tido tempo de buscar assistência médica. Ao ser verificada a glicemia ao acaso, observou-se o valor de 262 mg/dl. O Sr. Pedro também apresentava sobrepeso, com acúmulo de gordura central e PA de 140/90 mmHg.

Como o(a) enfermeiro(a) deve programar o planejamento da assistência desse paciente?

A enfermeira Joana do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar organizou um calendário de visita, no mínimo semanal, a cada clínica e unidade de terapia intensiva, que consistia em entrevistar o enfermeiro(a) do serviço, revisar prontuários - se necessário - e registrar, o mais precocemente possível, situações de maior risco ou que causem impacto para infecção. Essa ação pode ser denominada de

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis