Questões de Enfermagem

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Enfermagem

Os medicamentos são normalmente utilizados para controlar as doenças. Sobre administração de medicamentos, analise as afirmativas abaixo:

I. O tecido subcutâneo é tão ricamente suprido por sangue quanto os músculos e, por esse motivo, a absorção por essa via é mais rápida.

II. O músculo ventro-glúteo corresponde ao glúteo médio; é um músculo profundo, afastado de nervos e vasos sanguíneos importantes e, por esse motivo, torna-se um local seguro para a administração de medicamentos.

III. A técnica em Z é utilizada para minimizar a irritação local da pele, vedando o medicamento no tecido muscular (assim o medicamento não consegue escapar do tecido muscular).

IV. A via intravenosa é utilizada, quando é necessário se estabelecer nível terapêutico sanguíneo constante.

Está CORRETO, apenas, o que se afirma em

Considerando-se a relevância do Diabetes Mellitus Gestacional (DMG), tanto por sua prevalência como pelas consequências para o binômio materno-fetal, analise as afirmativas abaixo e coloque V nas Verdadeiras e F nas Falsas.

( ) Em situações de viabilidade financeira e/ou disponibilidade técnica parcial, todas as gestantes devem realizar a glicemia de jejum no início do pré-natal para diagnóstico de Diabetes Mellitus Gestacional. O ideal é que esse exame apresente valores inferiores a 95mg/dL.

( ) Recomenda-se o diagnóstico universal, independentemente da ausência ou presença dos indicadores que estejam associados com maior risco de hiperglicemia na gravidez.

( ) Caso o resultado da glicemia de jejum apresente valor normal no primeiro trimestre de gestação, deve-se repetir o exame com 30 semanas de gestação, para que sejam identificados os casos de Diabetes Mellitus Gestacional.

( ) O valor de referência para o diagnóstico de Diabetes Mellitus Gestacional, a partir da glicemia de jejum, é de 92 mg/dL, ou seja, independentemente da idade gestacional em que tenha sido realizado o exame, se o resultado foi igual ou acima deste, será confirmado o diagnóstico.

( ) O teste recomendado por apresentar a melhor sensibilidade/especificidade para o diagnóstico de Diabetes Mellitus Gestacional é a glicemia pós-prandial.

Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA.

Sobre as cirurgias de grande porte, analise as afirmativas abaixo e coloque V nas Verdadeiras e F nas Falsas.

( ) São complicações pós-operatórias imediatas do transplante de fígado: sangramento, infecção, rejeição e demora na recuperação da função do enxerto, trombose da artéria hepática e trombose da veia porta.

( ) No pós-operatório de transplante de fígado, há um elevado risco de atelectasia e alterações da razão ventilação – perfusão em consequência da lesão do diafragma durante o procedimento cirúrgico, da anestesia prolongada, da imobilidade e da dor.

( ) No pós-operatório de transplante renal, o rim de um doador cadáver pode passar por necrose tubular aguda e, portanto, pode não funcionar por 2 ou 3 semanas, período durante o qual a anúria, oligúria ou poliúria podem se desenvolver.

( ) Uma das complicações do pós-operatório da revascularização do miocárdio é a diminuição do débito cardíaco provocado pela hipovolemia. Para reposição de líquido, são prescritas soluções coloides, concentrado de hemácias ou soluções cristaloides.

Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA.

Sobre Oncologia, analise as afirmativas abaixo e coloque V nas Verdadeiras e F nas Falsas.

( ) A principal manifestação clínica dos tumores do Sistema Nervoso Central é o aumento da pressão intracraniana, provocando cefaleia, náuseas e vômitos. A convulsão também pode estar presente e vai depender da localização e da extensão do tumor.

( ) Os fatores genéticos/hereditários são de risco para o câncer de mama. Estão relacionados à presença de mutações em determinados genes transmitidos na família, especialmente o BRCA1 e BRCA2 (gene supressor de tumor). Mulheres com histórico de casos de câncer de mama em familiares consanguíneos e em idade jovem têm predisposição genética e são consideradas de risco elevado para a doença.

( ) A quimioterapia pode ser prescrita de forma isolada ou combinada com cirurgia e radioterapia. Tem a finalidade de adjuvância quando realizada após a cirurgia curativa. São cuidados de enfermagem ao paciente em tratamento quimioterápico: avaliar hemograma antes de iniciar a quimioterapia, avaliar sinais e sintomas de sangramento e evitar procedimentos invasivos.

( ) O antígeno carcinoembrionário (CEA) é dosado para acompanhar a progressão da doença e a resposta ao tratamento do câncer de pulmão. O tratamento desse tipo câncer envolve cirurgia, radioterapia e quimioterapia de forma isolada ou combinada.

Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA.

Em relação ao sistema cardiovascular, analise as afirmativas abaixo:

I. A angina do peito é uma síndrome clínica, que se caracteriza por episódios de dor ou pressão na região anterior do tórax. Na angina estável, a dor ocorre nos esforços e alivia no repouso.

II. Dor torácica repentina e persistente apesar do repouso e da medicação é o sintoma apresentado pela maioria dos clientes com Infarto Agudo do Miocárdio (IAM). As alterações clássicas no Eletrocardiograma (ECG) são inversão da onda T, supradesnivelamento do segmento ST e desenvolvimento de uma onda Q anormal.

III. Agitação, hipotensão, pulso rápido e fraco, pele fria e úmida, taquipneia com presença de estertores e diminuição do débito urinário são sinais clássicos de choque cardiogênico, que resultam de insuficiência cardíaca e do estado de choque.

IV. O fator de risco mais importante de Estenose Mitral (EM) é a febre reumática, a qual gradativamente espessa os folhetos da valva mitral. A substituição cirúrgica da valva é indicada quando a estenose não responde ao procedimento percutâneo ou quando há regurgitação mitral concomitante.

Estão CORRETAS

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis