Questões sobre Gestão em Saúde

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Listagem de Questões sobre Gestão em Saúde

#Questão 599174 - Educação, Gestão em Saúde, IDECAN, 2017, INCA, Analista em Ciência e Tecnologia Júnior

Uma preocupação corriqueira entre pesquisadores no que se refere ao diagnóstico é a validade dos resultados apresentados em uma pesquisa, em casos em que as avaliações são realizadas por vários examinadores. Por exemplo, é comum verificar que clínicos com grau acentuado de conhecimento apresentem discordância entre si, em relação aos resultados apresentados, apesar de tais profissionais adotarem critérios já estabelecidos. Para verificar o grau de concordância entre examinadores ou avaliadores, é utilizado o seguinte indicador:

#Questão 599175 - Educação, Gestão em Saúde, IDECAN, 2017, INCA, Analista em Ciência e Tecnologia Júnior

Apesar de a regulamentação brasileira sobre pesquisa clínica (conjunto de resoluções do Conselho Nacional de Saúde), do ponto de vista bioético, ser bastante avançada (Nishioka, 2006), frequentemente o Ensaio Clínico Randomizado (ECR) é referido como um estudo não ético, embora seja considerado o “padrão de referência” primário para tomada de decisões em saúde no que tange a avaliação da eficácia de novas intervenções. Assinale, a seguir, o argumento que melhor embasa esse questionamento.

#Questão 599176 - Educação, Gestão em Saúde, IDECAN, 2017, INCA, Analista em Ciência e Tecnologia Júnior

Atualmente, é possível encontrar ações judiciais que tratam da conduta médica (mais especificamente, o ato médico de transfundir sangue) em pacientes que se declaram Testemunha de Jeová (a religião proíbe a transfusão sanguínea). Muitos destes casos abordam um conflito ético, pois envolve o direito do paciente em rejeitar o que o médico lhe propõe (princípio da autonomia), mas também envolve o dever do médico em praticar o bem para o outro (princípio da beneficência). De acordo com o Código de Ética Médica, o papel do médico nessa situação é:

#Questão 599177 - Educação, Gestão em Saúde, IDECAN, 2017, INCA, Analista em Ciência e Tecnologia Júnior

Uma característica marcante das atividades inerentes à Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) realizadas nos Institutos Públicos de Pesquisa (IPPs) é a premissa acadêmica, fortemente pautada na produção e difusão do conhecimento, tendo como alicerce a pesquisa científica de ponta. São considerados aspectos que têm interferido nessa filosofia, EXCETO:

#Questão 599179 - Educação, Gestão em Saúde, IDECAN, 2017, INCA, Analista em Ciência e Tecnologia Júnior

Na perspectiva da filosofia de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D), o macro-objetivo a ser alcançado talvez seja o produto final a ser desenvolvido. Os Institutos Públicos de Pesquisa (IPPs), por vezes, têm dificuldade em alcançar esse objetivo por conta de um choque entre duas abordagens claramente distintas nesse processo. Na visão da P&D, o que representa um problema potencial para o alcance do macro-objetivo?

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