Questões sobre Gestão em Saúde

Partindo-se da premissa de que o diagnóstico é um processo de decisão clínica, baseado em probabilidade (IESC/UFRJ, 2013), torna-se justificável que a qualidade de testes diagnósticos seja um tema interessante e recorrente nas investigações clínica e epidemiológica. De uma forma geral, “testes diagnósticos” se constituem não somente como exames laboratoriais, mas também a procedimentos diversos como anamnese, exame físico, dentre outros. Sobre as principais propriedades de um teste diagnóstico, é INCORRETO afirmar que
  • A. a sensibilidade do teste pode influenciar o seu valor preditivo positivo.
  • B. para um mesmo teste, quanto menor a prevalência do agravo, maior o seu valor preditivo positivo.
  • C. um teste mais sensível é bem aplicado quando se deseja afastar doenças em fase inicial de diagnóstico.
  • D. um teste mais específico é particularmente necessário quando um resultado falso-positivo pode ser muito lesivo.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:
São considerações corretas sobre projetos de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D), EXCETO:
  • A. São mais seguros em relação à certeza de seus resultados.
  • B. Ao final de cada etapa, o projeto é reavaliado para decidir-se por sua continuidade ou não.
  • C. Se deparam com duas abordagens que são claramente distinguíveis quando se analisa esse processo.
  • D. Quanto maior o desconhecimento com relação aos resultados esperados, maior o risco relacionado ao projeto.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:
“Durante um surto de zika vírus, ocorrido na Polinésia Francesa, foi observado um aumento de casos da síndrome de Guillain-Barré. Assim, portadores da síndrome de Guillain-Barré, diagnosticados em um centro hospitalar, foram recrutados durante o período do surto (n = 48). Um grupo comparativo também foi recrutado, pareado por idade, sexo e residência; porém, deram entrada no hospital por suspeita de algum agravo sem sintomas neurológicos / neuromusculares (n = 70). A hipótese principal da equipe de pesquisadores era a de que o zika vírus constituísse a causa do aumento de casos da síndrome de Guillain-Barré.” Sobre este estudo, assinale a afirmativa INCORRETA.
  • A. O desfecho antecedeu à exposição.
  • B. É um estudo adequado para avaliar a associação entre um fator de risco e o surgimento de um agravo.
  • C. É considerado um estudo retrospectivo, pois colheu informações passadas para elucidar um problema atual.
  • D. É considerado um estudo “fotográfico”, pois faz um corte no tempo e avalia possíveis associações somente naquele momento.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:
“De julho a dezembro de 2015, procedeu-se a identificação de cada criança nascida na cidade de Teresópolis/RJ. Logo em seguida, foi realizada uma revisão dos registros de nascimento correspondentes, com o intuito de se obter a informação sobre a exposição materna ao zika vírus durante a gestação, além de outras variáveis. As crianças, então, foram classificadas em dois grupos (mães com e sem sorologia positiva para zika vírus), sendo seguidas por um ano. Ao final desse período, comparou-se a incidência de microcefalia nos dois grupos. A medida de associação mostrou o valor de 4.27 (IC 95% 2.44 – 6.18), com p valor = 0.005.” Assinale a afirmativa correta.
  • A. É um estudo de caso-controle, pois, embora os dados sejam secundários, o desfecho veio antes da exposição.
  • B. É um estudo de coorte, pois, embora os dados sejam secundários, identificou-se a exposição antes do desfecho.
  • C. Trata-se de um estudo transversal, que demonstrou cientificamente a associação causal entre zika e microcefalia.
  • D. Trata-se de um ensaio clínico randomizado, que comprovou cientificamente a associação causal, entre exposição ao zika vírus e ocorrência de microcefalia.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:
“Em uma escola onde estudam 1.200 crianças, após tratamento contra parasitos intestinais, investigou-se a reinfecção por amebíase intestinal em relação ao uso de água encanada. As crianças foram então acompanhadas por 12 meses, sendo avaliadas quanto a exames periódicos de fezes frescas. Ao fim do período de acompanhamento, os pesquisadores detectaram que 400 crianças não faziam o uso de água encanada. Ao todo, foram detectadas 75 crianças portadoras de amebíase intestinal, sendo que destas, somente 30 não utilizavam água encanada. O resultado da pesquisa traz um risco relativo de 1.33 (IC 95% 0.78 – 1.85), com p = 0.067.” Com base nesses dados, é correto afirmar que as crianças que
  • A. usam água encanada apresentam maior risco de reinfecção.
  • B. não usam água encanada apresentam maior risco de reinfecção.
  • C. usam água encanada apresentam significantemente maior risco de reinfecção.
  • D. não usam água encanada apresentam significantemente maior risco de reinfecção.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:
“Um importante estudo epidemiológico avaliou o uso de Anticorpos Monoclonais (AM) associados à Quimioterapia Convencional (QT) para tratar o carcinoma colorretal metastático. Havia indícios na literatura de que essa associação poderia levar a um aumento de dois desfechos clínicos: 1) sobrevida livre de progressão; e, 2) sobrevida global, em portadores de carcinoma colorretal metastático. Ao final do estudo, os resultados para os dois desfechos foram: 1) sobrevida global (grupo 1 – AM + QT; grupo 2 – QT: média de 17.7 versus 17.1 meses, respectivamente). Diferença de média de 1.09 (IC 95%: 0.10 –2.07); p = 0.84; e, 2) sobrevida livre de progressão (grupo 1 – AM + QT; grupo 2 – QT: média de 7.4 versus 6.9 meses, respectivamente. Diferença de média de 0.76 (IC 95%: 0.08 – 1.44); p = 0.14).” Com base nesses dados, assinale a afirmativa INCORRETA.
  • A. A sobrevida global foi significantemente maior no grupo 1.
  • B. A sobrevida global não foi significantemente maior no grupo 1.
  • C. A sobrevida livre de progressão foi maior no grupo 1; porém, sem comprovação científica.
  • D. O Intervalo de Confiança de 95% (IC 95%) referente à sobrevida livre de progressão não permite o alcance da comprovação científica para este desfecho.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:
“Um grupo de pesquisadores avaliou, durante 27 meses, um novo fármaco (LCZ696) para tratar a Insuficiência Cardíaca (IC). Para isso, eles recrutaram 8.442 portadores de IC nas classes II, III ou IV e uma fração de ejeção de 40% ou menos para receberem: ou LCZ696 (uma dose de 200 mg duas vezes ao dia) ou enalapril (uma dose de 10 mg duas vezes por dia), ambos associados à terapêutica já recomendada para o tratamento de IC. O desfecho primário foi óbito por causas cardiovasculares. No momento do término do estudo, o desfecho primário ocorreu em 914 pacientes no grupo LCZ696 e 1.117 pacientes no grupo enalapril (hazard ratio no grupo LCZ696, 0,80; Intervalo de Confiança de 95%, 0,73 a 0,87, P < 0,001).” Diante do exposto, é INCORRETO afirmar que
  • A. apesar de o óbito ser o desfecho mensurado, o efeito protetor das duas intervenções é observado.
  • B. o resultado obtido pela medida de associação expressa o efeito protetor do LCZ696, mas sem significância estatística.
  • C. o resultado obtido pela medida de associação expressa o efeito protetor do LCZ696, mas com significância estatística.
  • D. ao se comparar as taxas de óbitos ocorridas em ambos os grupos, observou-se que o LCZ696 evita mais a morte por causas cardiovasculares.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:
“Com o intuito de investigar a relação entre uso de estrogênio após a menopausa e risco de Doença Cardiovascular (DCV), pesquisadores seguiram 8.645 mulheres no Reino Unido, que haviam entrado na menopausa; porém, ainda sem manifestar doença cardiovascular. Ao final da pesquisa, foram obtidos os seguintes resultados: entre as mulheres que declararam que nunca usaram estrogênio (5375), 127 tiveram DCV; entre as que usavam estrogênio regularmente na época do estudo, 47 apresentaram DCV.” A partir destes dados, é INCORRETO afirmar que
  • A. fazer uso regular de estrogênio representa um fator de proteção à saúde.
  • B. a cada 100 mulheres que usam regularmente estrogênio, 1,3 desenvolverá uma DCV.
  • C. é óbvia a ausência de associação entre o estrogênio e o risco de DCV para as mulheres que nunca o utilizaram (estrogênio).
  • D. mulheres que nunca usaram estrogênio apresentam cerca de 3 vezes mais risco de ter DCV, se comparado às mulheres que usavam regularmente na época da pesquisa.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Essa decisão foi essencialmente baseada em que tipo de estudo científico?

  • A. Ensaios clínicos randomizados porque, primariamente, são os únicos passíveis de avaliar cientificamente a eficácia e a segurança de medicamentos.
  • B. Revisões sistemáticas e metanálises porque constituem o melhor nível de evidência científica para tomada de decisão sobre medicamentos.
  • C. Estudos de coorte porque são primariamente os mais indicados para avaliar a associação entre um fator de risco (sibutramina) e o surgimento de um agravo (eventos adversos).
  • D. Estudos de caso-controle porque a ANVISA somente reavaliou a segurança da sibutramina após o aparecimento de diversos casos de depressão e suicídio de usuários. Como o caso-controle é o único estudo epidemiológico retrospectivo, coube a ele embasar a decisão.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:
A primeira tentativa de se estabelecer um nexo de causalidade em saúde se deu, ainda, em 1890. Naquela época, os chamados “postulados de Henle-Koch” tinham como objetivo único estabelecer regras que permitissem aceitar a relação causal entre uma bactéria (patógeno) e o surgimento de uma dada doença. Especificamente acerca dos postulados, em relação ao patógeno, se constituiu um critério obrigatório para o estabelecimento da causalidade; assinale-o.
  • A. Deve estar presente em todos os casos da doença em questão.
  • B. Isolado do corpo, deve induzir a doença quando inoculado em não suscetíveis.
  • C. Não deve ocorrer de forma casual em outra doença, mas apenas de forma patogênica.
  • D. Isolado do corpo e crescido em cultura pura deve induzir a doença quando inoculado em suscetíveis.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão: