Questões de Educação Física da SECPL

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Listagem de Questões de Educação Física da SECPL

No livro “Metodologia do Ensino de Educação Física”, o Coletivo de Autores (1992) defende que os conteúdos devem ter ligação de forma indissociável à sua significação humana e social. Tal afirmação destaca um princípio curricular que implica compreender o sentido e o significado desse princípio, para a reflexão pedagógica escolar, nomeado:

A abordagem pedagógica crítico-superadora tem atenção especial com o currículo, considerando que este deva ter clara a sua função social, fazendo com que o estudante seja capaz de pensar a realidade social a partir do conhecimento científico em confronto com o saber que traz do seu cotidiano. Para construir o currículo, a abordagem crítico-superadora (Coletivo de Autores, 2012) faz uso de alguns princípios para tratar o conhecimento junto ao estudante. Para os autores, o princípio curricular que permite ao estudante romper com a ideia de terminalidade do conhecimento, desenvolvendo nele a noção de historicidade, retraçando-o desde a sua gênese e demonstrando que toda a produção humana expressa um determinado estágio da humanidade é o princípio da: 

A Capoeira é constituída por múltiplos elementos, como golpes, esquivas, ginga e floreios. Segundo Pasqua (2021), o floreio, saber corporal específico da Capoeira, é compreendido como:

Um debate muito presente na Educação Física escolar remete ao ensino da técnica dos conteúdos da Cultura Corporal. A abordagem pedagógica crítico-superadora (Coletivo de Autores, 2012) trata o ensino das técnicas dos esportes, da dança, da ginástica, da luta e outros conhecimentos da Cultura Corporal da seguinte forma:

Ao articular o conceito amplo de inclusão com as inspirações freireanas no que se refere à leitura de mundo dos estudantes, partindo de suas realidades interligadas às suas práticas culturais e corporais, Fonseca e colaboradoras (2024) destacam a necessidade de repensar e questionar a formação em que são historicamente forjados(as) professores(as) sob a ótica da diretividade permeada por exclusões, em que os/as estudantes dificilmente são percebidos(as) como protagonistas.

Segundo as autoras, são propostas para mudar a ótica da diretividade e das exclusões nas aulas de Educação Física:

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