Questões de Educação Física da CESPE / CEBRASPE

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Educação Física da CESPE / CEBRASPE

Considere os seguintes padrões de conteúdo em educação física.

A – Demonstra competência em muitas formas de movimento.

B – Exibe um estilo de vida fisicamente ativo.

C – Alcança e mantém um nível de melhoria da aptidão física.

Esses padrões de conteúdo podem ser usados para identificar características essenciais em programas de educação física escolar de qualidade e para priorizar os três domínios do comportamento humano: cognitivo, afetivo e motor.

A respeito da relação entre os referidos padrões de conteúdo e os domínios de comportamento mencionados, julgue os itens que se seguem.

Os três padrões pertencem ao domínio motor, uma vez que eles se referem a movimentos aprendidos e a níveis de aptidão física esperados.

As metas de currículos desenvolvimentistas de educação física para crianças estão relacionadas às áreas motora, cognitiva e afetiva. Com relação a tais metas, julgue os itens a seguir. A criação de um ambiente em que as crianças sejam estimuladas a se tornar fisicamente ativas é uma meta referente à área afetiva.

Um professor disse aos alunos: “Atenção, crianças! De quantas maneiras diferentes vocês podem equilibrar um bambolê?”. E, em seguida, complementou: “Pratiquem!”.

Nessa situação, o professor adotou um estilo de ensino

de produção divergente, o qual envolve as crianças na descoberta de novas e diferentes respostas.

Um professor disse aos alunos: “Atenção, crianças! De quantas maneiras diferentes vocês podem equilibrar um bambolê?”. E, em seguida, complementou: “Pratiquem!”.

Nessa situação, o professor adotou um estilo de ensino

de comando, pois determinou que a atividade fosse executada sem, no entanto, ter indicado o número de vezes que os alunos deveriam repeti-la.

Dois grupos de alunos, um em cada lado de uma quadra de voleibol, utilizam dois lençóis abertos para arremessar a bola de um lado para o outro, a fim de mantê-la em jogo o maior tempo possível, bem como para realizar o maior número possível de arremessos nesse tempo.

O jogo descrito nessa situação caracteriza-se como

cooperativo, porque tem como prioridade os momentos de aproximação dos jogadores, que buscam alcançar os objetivos comuns para todos.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis