Questões de Educação Física da AMAUC

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Educação Física da AMAUC

Observe atentamente a tirinha a seguir:


Imagem associada para resolução da questão



LAERTE, Folha de S. Paulo, 29 maio 2010.


A tirinha aborda as questões de gênero e o sexismo, temas centrais na sociedade contemporânea, com impactos significativos na Educação Física. A tirinha nos convida a refletir sobre como a Educação Física pode ser um espaço de transformação, promovendo a igualdade de gênero e combatendo o sexismo em todas as suas manifestações. Com base nessa afirmação, assinale a alternativa correta.

 A Educação Física, enquanto área do conhecimento e prática pedagógica, dialoga intrinsicamente com o lazer, compartilhando objetivos e valores. Considerando as dimensões filosóficas, antropológicas e sociais que permeiam essa relação, assinale a alternativa correta. 

 A competição, quando bem orientada, pode ser um estímulo para que os alunos se superem, desenvolvam suas habilidades e aprendam a lidar com desafios e adversidades. É importante que a competição seja vista como uma oportunidade de crescimento e aprendizado, e não apenas como uma disputa por vencer. Considere as assertivas acerca da competição nas aulas de Educação Física escolar e identifique as corretas:


I.A prática de atividades físicas e esportivas, impulsionada pela competição saudável, contribui significativamente para o desenvolvimento de habilidades motoras e capacidades físicas, além de promover o engajamento dos alunos.


II.Nas aulas a competição deve ter por objetivos, promover a disciplina, o respeito e a ética, bem como abolir o fair play nas atividades esportivas para que transcorram com segurança.


III.A competição na Educação Física deve ser utilizada para a aprendizagem acerca da resiliência, ética e superação, ensinando os alunos a valorizar tanto o processo quanto o resultado, ainda que não seja a vitória.


É correto o que se afirma em:

Um professor de Educação Física está planejando um programa de treinamento para seus alunos. Para isso, ele precisa ter um bom conhecimento sobre as mudanças fisiológicas que ocorrem no organismo humano em resposta à atividade física regular. Com base nesse contexto, considere as afirmativas e registre  V, para verdadeiras, e F, para falsas:


(__)A prática regular de exercícios aeróbicos, como corrida e natação, promove adaptações cardiovasculares importantes, como o aumento do débito cardíaco e da frequência cardíaca de repouso.


(__)O treinamento de força, com exercícios de musculação e levantamento de peso, é fundamental para o desenvolvimento da força e da massa muscular, além de contribuir para a melhora da densidade óssea.


(__)A atividade física regular, independentemente do tipo e da intensidade, é sempre benéfica para o organismo, não havendo nenhuma contraindicação ou risco de lesão.


(__)A prática de atividades físicas que exigem coordenação motora, como dança e ginástica, contribui significativamente para o aprimoramento do equilíbrio, da coordenação e da integração entre o sistema nervoso e muscular, trazendo benefícios que vão além do esporte e se refletem no dia a dia.


(__)O treinamento de flexibilidade, através de exercícios de alongamento, promove o aumento da amplitude de movimento das articulações, tornando os movimentos mais amplos e eficientes. Essa adaptação é importante para prevenir lesões, melhorar a postura e o desempenho em diversas atividades físicas, além de contribuir para o relaxamento muscular e o bem-estar geral.


Assinale a alternativa com a sequência correta. 

Durante a aula de Educação Física, um aluno começou a gesticular e levar as mãos ao pescoço, com dificuldade para respirar. O professor, prontamente, percebeu que o aluno estava engasgando. Agindo com rapidez, posicionou-se atrás do aluno, abraçando-o pela cintura e em seguida, fechou uma das mãos, posicionando-a logo acima do umbigo do aluno. Com a outra mão, o professor envolveu a mão fechada, e então, aplicou uma série de compressões rápidas e fortes na região abdominal do aluno, empurrando-a para cima. Após algumas compressões, o aluno conseguiu expelir o objeto que estava obstruindo suas vias aéreas e voltou a respirar normalmente.

Na situação narrada, o professor utilizou como procedimento de socorros de urgência, a manobra de:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis