Questões sobre Educação Física no Ambiente Escolar

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Educação Física no Ambiente Escolar

#Questão 914223 - Educação Física, Educação Física no Ambiente Escolar, IF-MG, 2023, IF-MG, 2023 - IF-MG - Professor EBTT Área/Disciplina: Educação Física

Em meados da década de 1980, o movimento renovador da Educação Física apresentou propostas pedagógicas com intuito de superar criticamente o paradigma da aptidão física e esportiva que orientava as aulas de Educação Física. De acordo com os estudos de Valter Bracht, uma das propostas pedagógicas se denomina “Crítico – emancipatória”.
Com relação aos pressupostos pedagógicos que se alinham à da Educação Física com perspectiva Críticoemancipatória, o autor argumenta que: 

#Questão 914224 - Educação Física, Educação Física no Ambiente Escolar, IF-MG, 2023, IF-MG, 2023 - IF-MG - Professor EBTT Área/Disciplina: Educação Física

Com base nas reflexões sobre Educação e Educação Física, nos eixos norteadores, tanto das diretrizes curriculares nacionais para o Ensino Fundamental e Médio como das diretrizes curriculares propostas para a formação de professores da educação básica, alguns princípios são fundamentais para orientar as ações educativas e os processos de tomada de decisões dos educadores.
Baseando-se na Proposta Curricular - Conteúdo Básico Comum (CBC) de Educação Física - Ensino Fundamental e Ensino Médio da Secretaria de Estado da Educação de Minas, indique a diretriz que reflete, segundo os autores, o compromisso com uma Educação Física voltada para a formação cidadã dos alunos. 

#Questão 914225 - Educação Física, Educação Física no Ambiente Escolar, IF-MG, 2023, IF-MG, 2023 - IF-MG - Professor EBTT Área/Disciplina: Educação Física

A Educação Física, pela sua própria constituição como área do conhecimento multidisciplinar, lida permanentemente com a relação entre diferentes campos do saber e entre contextos particulares e mais amplos, seja no âmbito dos sujeitos (individual e coletivo), seja no âmbito da escola (disciplina curricular no contexto da educação básica). O livro Pedagogia da Cultura Corporal: críticas e alternativas de 2006 indica que métodos de ensino não atingem apenas os profissionais que atuam na escola, mas também a esfera acadêmica. Diversos autores defendem a ideia de que o problema do método de ensino (como ensinar?) não deve ser tratado em conjunto com os aspectos do currículo escolar. A opção que indica esse pensamento sobre metodologia é: 

#Questão 914226 - Educação Física, Educação Física no Ambiente Escolar, IF-MG, 2023, IF-MG, 2023 - IF-MG - Professor EBTT Área/Disciplina: Educação Física

No importante livro Educação Física na Escola: Questões e Reflexões, Suraya Cristina Darido analisa as várias tendências da educação física e suas características. “Os objetivos e as propostas educacionais da Educação Física foram se modificando ao longo deste último século, e todas estas tendências, de algum modo, ainda hoje influenciam a formação do profissional e as práticas pedagógicas dos professores de Educação Física. Analisar as principais características das tendências que permeiam o universo nacional no que diz respeito à temática da Educação Física Escolar é fundamental, uma vez que a discussão destas questões com os professores é muito importante para que se explicitem os pressupostos pedagógicos que estão por trás da atividade do ensino, na busca da coerência entre o que se pensa estar fazendo e o que realmente se faz”. Sobre as abordagens sugeridas pela autora, associe as 3 colunas relacionando abordagem com o autor e com a temática principal.
Imagem associada para resolução da questão



A sequência correta dessa associação de cima para baixo é:

#Questão 914227 - Educação Física, Educação Física no Ambiente Escolar, IF-MG, 2023, IF-MG, 2023 - IF-MG - Professor EBTT Área/Disciplina: Educação Física

“Para o programa de esporte se apresenta a exigência de "desmitificá-lo" através da oferta, na escola, do conhecimento que permita aos alunos criticá-lo dentro de um determinado contexto socioeconômico-político cultural. Esse conhecimento deve promover, também, a compreensão de que a prática esportiva deve ter o significado de valores e normas que assegurem o direito à prática do esporte”. Essa reflexão de Carmem Lúcia Soares e seu coletivo de autores no clássico livro Metodologia do ensino de Educação Física de 2012 questionava o que deveria ser do conhecimento do aluno para podermos afirmar ser ele seu conhecedor? Atualmente o questionamento continua e o estudo do futebol na escola pode ser feito mediante uma análise que abarque diferentes aspectos da mesma forma que há duas décadas.
Aponte o aspecto que mascara a realidade e não é contemplado pelo livro Metodologia do Ensino de Educação Física. 

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis