Questões sobre Educação Física no Ambiente Escolar

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Educação Física no Ambiente Escolar

Os recursos humanos do Serviço de Proteção Social Básica em domicílio constituem elemento essencial para a qualidade do trabalho social com os usuários, seus cuidadores e suas famílias. Nessa lógica, é importante que todos os profissionais da equipe tenham um perfil apropriado e que reúnam um conjunto de conhecimentos técnicos e habilidades, EXCETO:

O Programa Academia da Saúde trata-se de uma iniciativa do Sistema Único de Saúde com o objetivo central de fomentar práticas de cuidado em saúde. Nessa lógica, são previstas para o desenvolvimento do Programa várias possibilidades de práticas de cuidado em saúde, embasadas em eixos e ações a serem desenvolvidos localmente pelo Programa, EXCETO:

De acordo com o ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente): “Os casos de suspeita ou confirmação de castigo físico, de tratamento cruel ou degradante e de maus-tratos contra criança ou adolescente serão obrigatoriamente comunicados ________ da respectiva localidade, sem prejuízo de outras providências legais.” Preenche corretamente a lacuna:

Helena está participando de um projeto de Capoeira no contraturno escolar, o que ela mais gosta da prática e de fazer a “estrela” - movimento utilizado para esquivar-se durante o jogo. A menina executa o movimento com facilidade, sem precisar pensar nele, ao contrário da sua amiga Lara, que executa o movimento com dificuldades. Mesmo conseguindo detectar e corrigir os seus próprios erros, Lara apresenta erros de execução na fase final do movimento, mesmo que o seu equilíbrio tenha melhorado durante as práticas. Considerando os estágios da aprendizagem motora, proposto por Fitts e Posner (1967), podemos dizer que: 

Para que a Educação Física na escola? Darido (2012) faz esse questionamento ao defender a Educação Física na perspectiva da Cultura Corporal. Para a autora, a Educação Física deve romper com o ensino exclusivo dos esportes tradicionais e buscar transmitir aos alunos um rico patrimônio cultural da humanidade, vivenciando outras práticas corporais como a ginástica, os jogos, as brincadeiras, as lutas e as danças. Dentro deste contexto assinale as alternativas que coincidem com a perspectiva da cultura corporal: 
I. Ao se diversificar as aulas, ocorre a ampliação do universo cultural do aluno, fazendo com que ele compreenda a realidade em que está inserido, com isso ele poderá exercer uma ação consciente e segura no mundo imediato.
II. Deve-se ter cuidado durante as aulas, por isso algumas práticas devem ser evitadas. Os esportes urbanos, como o Skate e o Parkour, além de ter menor valor cultural, se tematizados, podem causar lesões e também ser associado ao vandalismo.
III. Durante a discussão e reflexão deve ocorrer a transmissão de conteúdos superficialmente, pois o deve prevalecer é a ótica do saber fazer.
IV. Vivenciar outras práticas corporais pode facilitar a adesão do aluno à prática, aumentando as chances de uma possível identificação. Por meio dessas vivências o aluno reconhece seus limites e potencialidades.
A alternativa correta é:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis