Questões de Educação Física do ano 2022

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Educação Física do ano 2022

#Questão 1001528 - Educação Física, Consciência Corporal, Saúde e Qualidade de Vida, Prefeitura de Fortaleza - CE, 2022, Prefeitura de Fortaleza - CE, 2022 - Prefeitura de Fortaleza - CE - Professor - Educação Física - Edital nº 95

No modelo teórico de Desenvolvimento Motor, segundo David Gallahue (2005), a fase motora fundamental é assim denominada por ser a base para o desenvolvimento de habilidades motoras mais complexas. Sobre essa fase, assinale a alternativa CORRETA.

#Questão 1001529 - Educação Física, Educação Física no Ambiente Escolar, Prefeitura de Fortaleza - CE, 2022, Prefeitura de Fortaleza - CE, 2022 - Prefeitura de Fortaleza - CE - Professor - Educação Física - Edital nº 95

Para a organização do seu planejamento anual para as aulas de Educação Física, o professor Pablo (nome fictício) busca fundamentação nos pressupostos didático-pedagógicos de uma abordagem de ensino da Educação Física que visa propiciar a aquisição de conhecimentos relacionados à importância da atividade física voltada para a melhoria da aptidão; estimular atitudes positivas com relação aos exercícios físicos; estabelecer, como comportamento universal, a prática regular de atividades que possam ter continuidade após os anos escolares; e promover independência na escolha de programas de atividades físicas relacionados à saúde. Dessa forma, de acordo com os itens abaixo, assinale a alternativa que melhor corresponde à opção realizada pelo professor Pablo quanto à abordagem de ensino.

#Questão 1001530 - Educação Física, Educação Física no Ambiente Escolar, Prefeitura de Fortaleza - CE, 2022, Prefeitura de Fortaleza - CE, 2022 - Prefeitura de Fortaleza - CE - Professor - Educação Física - Edital nº 95

Nos itens que seguem abaixo relacionados às habilidades previstas para a unidade didática ESPORTE para os diferentes níveis de ensino, relacione as colunas, associando a coluna 1 à coluna 2.
COLUNA 1 1. (___) 3º ao 5º ano 2. (___) 6º e 7º anos 3. (___) 8º e 9º anos
COLUNA 2
(___) Identificar os elementos técnicos ou técnico-táticos individuais, combinações táticas, sistemas de jogo e de regras das modalidades esportivas praticadas, bem como diferenciar as modalidades esportivas com base nos critérios da lógica interna das categorias de esporte: rede/parede, campo e taco, invasão e combate.
(___) Experimentar e fruir diversos tipos de esportes de campo e taco, rede/parede e invasão, identificando seus elementos comuns e criando estratégias individuais e coletivas básicas para sua execução, prezando pelo trabalho coletivo e pelo protagonismo.
(___) Planejar e utilizar estratégias para solucionar os desafios técnicos e táticos, tanto nos esportes de marca, precisão, invasão e técnico-combinatórios como nas modalidades esportivas escolhidas para praticar de forma específica.
(___) Praticar um ou mais esportes de rede/parede, campo e taco, invasão e combate oferecidos pela escola, usando habilidades técnico-táticas básicas.
(___) Experimentar e fruir esportes de marca, precisão, invasão e técnico-combinatórios, valorizando o trabalho coletivo e o protagonismo.
A alternativa que corresponde ao preenchimento correto dos parênteses, de cima para baixo, é: 

#Questão 1001531 - Educação Física, Educação Física no Ambiente Escolar, Prefeitura de Fortaleza - CE, 2022, Prefeitura de Fortaleza - CE, 2022 - Prefeitura de Fortaleza - CE - Professor - Educação Física - Edital nº 95

A concepção de Educação Física como disciplina que trata, pedagogicamente, na escola, do conhecimento de uma área denominada de Cultura Corporal e que tematiza formas de atividades expressivas corporais, como jogo, esporte, dança e ginástica, com a finalidade de possibilitar ao aluno o conhecimento e as experiências necessárias para eles participarem na construção de um “Projeto de Cultura Popular”, corresponde a qual das perspectivas teóricas abaixo?
Assinale a alternativa CORRETA.

#Questão 1001532 - Educação Física, Educação Física no Ambiente Escolar, Prefeitura de Fortaleza - CE, 2022, Prefeitura de Fortaleza - CE, 2022 - Prefeitura de Fortaleza - CE - Professor - Educação Física - Edital nº 95

“Avaliar exige acessar e avaliar a aprendizagem dos aprendentes. E o que isso quer dizer? Não se trata de classificar o aprendente em algum lugar de uma escala numérica que vai do “aprendeu tudo” (nota 10!) ou “não aprendeu nada” (nota zero!). Como já dissemos, a Semiótica nos ensina que não é possível acessar diretamente a aprendizagem, senão por meio dos signos que a podem indicar ou representar nos processos de significação”. (Betti & Gomes-da-Silva, 2019). Assim, tomando por referência a proposta semiótica de avaliação, assinale a alternativa CORRETA que apresenta orientações segundo essa abordagem.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis