Questões de Educação Física do ano 2020

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Educação Física do ano 2020

A avaliação nas aulas de Educação Física é um tema recorrente e complexo, pois para ser desenvolvida de maneira satisfatória, exige um diálogo permanente entre professor, aluno e escola. Nesse sentido, sobre o desenvolvimento do processo avaliativo, analise as afirmativas a seguir:
I – A avaliação do professor deve ser comunicada aos alunos, informando-lhes sobre as suas dificuldades e avanços alcançados. II – A observação avaliadora pode ser feita em todas as aulas e situações. III – Quando se avalia o aluno ao final de um processo, geralmente se chama essa proposta de avaliação somativa.
Estão corretas:

Quanto a Educação Física na escola, desde meados da década de 1980 tem havido mudanças na suas concepções, em um processo que envolve diversas transformações. […] Naquela época o país estava passando por um período de redemocratização política denominado “Abertura” (DARIDO e NETO, 2011). Considerando a citação em destaque, quais os aspectos desse momento histórico influenciaram as mudanças ocorridas na Educação Física escolar?
I – Liberdade efetiva na comunidade acadêmica para pesquisar todas as áreas do conhecimento científico e filosófico. II – Realização de encontros e debates entre profissionais e acadêmicos. III – Movimentos instituídos de organização civil favoráveis a manutenção do regime político anterior.
Estão corretas:

O esporte “tem por finalidade democratizar e gerar cultura pelo movimento de expressão do indivíduo em ação como manifestação social e de exercício da cidadania, evitando a exclusão e a competitividade exacerbada” (GALVÃO et al, 2011).
A afirmativa em destaque apresenta características do:

“A Educação Física tem como um de seus objetivos desenvolver a capacidade rítmica, o que quer dizer, o aluno aprender a realizar os movimentos corporais dentro de um ritmo estabelecido”. Bregolato (2007) ao escrever essa passagem, aponta os “jogos rítmicos” como um excelente recurso para desenvolver essa capacidade com os nossos alunos.
Conforme as elaborações da autora sobre os “jogos rítmicos”, analise as afirmativas a seguir:
I – O ritmo determina a velocidade com que se executa o exercício. II – Existem vários graus de ritmos lentos, e vários graus de ritmos rápidos. III – Chama-se nuança cada grau de intensidade que está entre os extremos do mais lentamente possível, e, do mais rapidamente possível.
Estão corretas:

O modelo desenvolvimentista foi dirigido inicialmente para crianças de 4 a 14 anos, buscando nos processos de aprendizagem e desenvolvimento, uma fundamentação para a Educação Física escolar. Segundo Tani (1988), quando se estuda o comportamento humano, dois princípios devem ser considerados:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis