Questões de Educação Física do ano 2012

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Educação Física do ano 2012

Paulo Freire, em seu livro “Pedagogia da Autonomia”, retoma questões que no dia a dia do professor continuam a instigar o conflito e o debate entre os educadores, afirmando:

Suponhamos que você esteja elaborando um programa de atividades físicas para um grupo de crianças e adolescentes. Para tanto, é necessário conhecer os efeitos do processo maturacional e dos exercícios sobre os tecidos e as funções orgânicas. Nesse sentido, assinale a alternativa INCORRETA.

De acordo com a abordagem desenvolvimentista de Go Tani e colaboradores (1988), analise as seguintes assertivas a respeito do desenvolvimento do sistema motor.

I. O pressuposto básico dessa teoria é que o indivíduo desenvolve seu aparato motor a partir do desenvolvimento hierárquico de habilidades.

II. Entende-se por habilidades básicas uma atividade motora com uma meta geral como o arremessar, sendo ela a base para atividades motoras mais avançadas e altamente específicas, como o andar.

III. A partir dos 10 a 12 anos de idade, as crianças já estão aptas a adquirirem habilidades mais específicas, como arremessar.

IV. O desenvolvimento motor trabalha com duas possibilidades de variação: a diversificação do comportamento (variação da quantidade de elementos motor-comportamentais) e a diversificação da complexidade (variação da interação entre os elementos do comportamento motor).

Quais estão corretas?

O Material Pedagógico nas aulas de Educação Física pode variar conforme a criatividade do professor e dos alunos. São copos e recipientes de plástico, cordas, arcos, tampinhas de garrafa, pneus, bastões de madeira, bolas de meia, etc. que servirão para mediar os diferentes tipos de jogos, proposto por João Batista Freire. A respeito dos tipos de jogos, analise as assertivas a seguir.

I. Suponha que o professor estimule a imaginação das crianças sugerindo que simulem uma viagem à Lua, durante a aula de Educação Física: a primeira providência foi encontrar um foguete que os levasse até lá e isso foi resolvido com uma trave, ou um pedaço de pau, onde pudessem viajar. Esse fazer-de-conta é uma característica do jogo de regras.

II. O jogo, como o desenvolvimento infantil, evolui de um simples jogo de exercício, passando pelo jogo simbólico e o de construção até chegar ao jogo social.

III. O jogo de construção é o mais avançado nível de desenvolvimento motor da criança, pois nessa fase há regras e limites bem definidos, como o futebol.

IV. O jogo simbólico não teria limites funcionais, pois permite um espaço onde a criança, para viver sua fantasia, leva em conta a realidade. Durante o ato de imaginar, nada se interpõe à fantasia infantil, mas, durante a ação corporal que o acompanha, verifica-se uma busca de ajustamento ao mundo exterior.

V. O jogo de exercício observado em crianças que ainda não desenvolveram linguagem verbal é uma repetição de gestos aprendidos, em situações em que seu uso não é necessário, por puro prazer, como que para exercitar o gesto aprendido de modo a não desaprendê-lo.

Quais estão corretas?

Na história da educação, vários métodos foram propostos na tentativa de entender esse processo:

“Inicialmente deve-se fazer o levantamento do universo vocabular dos grupos, a fim de escolher as palavras geradoras, que variam conforme o lugar. Em seguida são realizados os círculos de cultura, constituídos de grupos pequenos sob a coordenação de um animador, que tanto pode ser um professor ou um companheiro já alfabetizado. Diante da representação (fotografia, figura) de uma favela, por exemplo, há o debate sobre o problema da habitação, da alimentação, do vestuário, da saúde, da educação, descobrindo-a como uma situação problemática. Em seguida, se passa à visualização da palavra favela. Para o autor, ‘a alfabetização de adulto deve proporcionar-lhes a conscientização para que se alfabetizem’” (ARANHA, 2006).

O excerto acima descreve o Método

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis