Questões sobre Linguagens Artísticas

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Linguagens Artísticas

#Questão 917777 - Educação Artística, Linguagens Artísticas, FGV, 2023, SME - SP, Professor de Ensino Fundamental II e Médio - Artes

Observe a imagem a seguir. O ditado na parte superior é de Paul Klee (1879-1940), enquanto o desenho é de Pablo Picasso (1881- 1973). 
Imagem associada para resolução da questão

Para Paul Klee, o desenho de Picasso demonstrava a potência expressiva da linha. A respeito da linha enquanto elemento formal do desenho, avalie as afirmativas a seguir e assinale (V) para a afirmativa verdadeira e (F) para a falsa.
( ) A potência expressiva da linha consiste em sua capacidade de evocar formas e sentidos.
( ) A linha é o contorno das coisas, a margem traçada entre a representação do que é e do que não é.
( ) Traçar linhas significa representar visualmente um raciocínio abstrato, um conceito.
As afirmativas são, respectivamente,

#Questão 917780 - Educação Artística, Linguagens Artísticas, FGV, 2023, SME - SP, Professor de Ensino Fundamental II e Médio - Artes

Em relação à pintura românica, estabeleça a correspondência entre os termos listados e sua descrição.
1. Pantocrator 2. Tetramorfos 3. Mandorla

( ) Representação de ornamento, em forma ovalada, que circunda as figuras de Cristo e da Virgem, indicando sua santidade.
( ) Representação do Cristo triunfante, retratado sentado, com a mão direita em posição de bênção, e os Evangelhos na mão esquerda.
( ) Representação dos seres viventes do Livro de Ezequiel ou dos Evangelistas, como sendo uma única figura, ou como um grupo de figuras associadas a criaturas com asas.

Assinale a opção que apresenta a sequência correta, na ordem apresentada.

#Questão 917781 - Educação Artística, Linguagens Artísticas, FGV, 2023, SME - SP, Professor de Ensino Fundamental II e Médio - Artes

Aquilo que os pintores atualmente praticam é uma parte daquela ciência que é, de fato, [a ciência] de colocar bem e com razão as diminuições e crescimentos que aparecem aos olhos dos homens das coisas [que estão] longe e perto: construções, planícies, montanhas e paisagens de todo tipo e em qualquer lugar, as figuras e as outras coisas, com a medida que corresponde àquela distância em que elas se mostram de longe.” Adaptado de MANETTI, A. Vita di Brunellesco. Firenze: Rinascimento del Libro, 1927, p.9.
No trecho, descreve-se um método associado a Filippo Brunelleschi, conhecido como

#Questão 917784 - Educação Artística, Linguagens Artísticas, FGV, 2023, SME - SP, Professor de Ensino Fundamental II e Médio - Artes

Em 2013, a intervenção realizada por indígenas da Comissão Guarani Yvyrupa, junto com integrantes de movimentos sociais, manchou de tinta vermelha o Monumento às Bandeiras, de Vítor Brecheret, na cidade de São Paulo. O ato ocorreu em meio aos protestos contra a PEC 215.

Imagem associada para resolução da questão

Fonte: Revista Forum.


Ao explicar o ato, o coordenador da Comissão Yvyrupa afirmou: “Para nós, povos indígenas, a pintura não é uma agressão ao corpo, mas uma forma de transformá-lo. Alguns apoiadores entenderam a força do nosso ato simbólico e pintaram com tinta vermelha o monumento. Apesar da crítica, as imagens publicadas nos jornais falam por si só: com esse gesto, eles nos ajudaram a transformar o corpo dessa obra ao menos por um dia. Ela deixou de ser pedra e sangrou. Deixou de ser um monumento em homenagem aos genocidas que dizimaram nosso povo e transformou-se em um monumento à nossa resistência. Esse monumento para nós representa a morte. E para nós, arte é outra coisa. Ela não serve para contemplar pedras, mas para transformar corpos e espíritos.”


Adaptado de Carta de Marcos Tupã

https://revistaforum.com.br/movimentos/2013/10/5


Na perspectiva dos manifestantes, a intervenção

#Questão 917792 - Educação Artística, Linguagens Artísticas, FGV, 2023, SME - SP, Professor de Ensino Fundamental II e Médio - Artes

Na obra a seguir, René Magritte utilizou um recurso metalinguístico para desnaturalizar um lugar-comum a respeito do fazer artístico.

Imagem associada para resolução da questão

René Magritte. A traição das imagens, 1928-29.


Assinale a afirmativa que identifica corretamente a função atribuída às artes visuais contestada por Magritte nessa obra.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis