Questões de Economia da MAKIYAMA

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Economia da MAKIYAMA

Quando o governo lança um tributo sobre um bem, quem carrega o ônus do imposto? As pessoas que o compram? Os vendedores? Compradores e vendedores partilham o ônus? O governo pode determinar essa divisão, como sugere o prefeito, ou a divisão é definida por forças fundamentais da economia? O estudo relativo a quem suporta o ônus de um imposto denomina-se:

Considere os dados abaixo: o Consumo privado = $ 100

o Investimento privado = $ 35

o Consumo do governo + Investimento do governo = $ 10

o Exportações de bens e serviços = $ 15

o Importações de bens e serviços = $ 10

o Pagamentos de juros sobre a dívida pública interna = $ 5

o Recebimento de renda vinda do exterior pelos agentes privados domésticos = $ 5

o Remessa de renda do exterior pelos agentes privados domésticos = $ 10

o Tributos = $ 5

 O PIB é:

As consequências da globalização no âmbito microeconômico estão centradas no trinônio escalas-custos-competição. As de maior relevância são a quebra de barreiras de entrada, economias crescentes de escala e mudança nas estruturas de custos das empresas. Com relação a esta última consequência, podem ser, mais especificamente:

A curva da demanda agregada mostra a quantidade de bens e serviços demandada a cada nível de preços. A curva de demanda agregada se inclina para baixo por três motivos:

Embora a economia seja um ramo do conhecimento de amplo espectro, tendo contribuído de alguma forma na solução de intrincados problemas relacionados a luta incessante do homem para alcançar melhores condições de bem-estar, há um conjunto de limitações que gravitam em torno de suas proposições positivas e recomendações normativas. Julgue as principais limitações listadas a seguir, assinalando certo (C) ou errado (E).

(__) A economia é uma ciência social que não se pode considerar como fechada em torno de si mesma. Considerações desenvolvidas por outras ciências que investigam o comportamento humano devem estar presentes na observação da realidade econômica e nas decorrentes prescrições de medidas corretivas para cursos de ação socialmente indesejáveis.

(__) Os problemas econômicos têm contornos que não se limitam apenas a realidade investigada pela economia. Eles se estendem pela política, pela sociologia, pelo direito, pela ética e não raramente têm raízes históricas e religiosas. Freqüentemente, os pontos de vista morais e políticos, sob os quais são encarados os problemas econômicos, encontram-se tão entrelaçados com as questões propostas e, mesmo, com os métodos de análise empregados, que nem sempre é fácil manter esses três elementos distintos um do outro.

(__) A sistematização da realidade econômica envolve sistemas de valores e matrizes ideológicas: a justificação ideológica está presente na maior parte dos modelos convencionais da análise econômica.

(__) As leis econômicas são leis sociais e não relações exatas. É assim que devem ser interpretadas e utilizadas para leitura da realidade objetiva.

(__) Os modelos empregados pelos economistas são simplificações probabilísticas da realidade. Embora não sejam estatisticamente significantes, não excluem a exigência da condição ceteres paribus nem as armadilhas decorrentes de sofismas de composição.

A seqüência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis