Questões sobre MACROECONOMIA

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre MACROECONOMIA

#Questão 1120789 - Economia, MACROECONOMIA, Instituto Consulplan, 2025, Hemobrás, Analista Administrativo de Assuntos Corporativos – Planejamento Estratégico

Para a Hemobrás, assim como para as demais empresas industriais, prever a demanda e os custos dos insumos é, frequentemente, uma tarefa árdua. No entanto, é uma das principais preocupações dos gestores, já que o resultado e, consequentemente, o valor da empresa depende da correta previsão dos componentes dos fluxos de caixa estimados. No contexto das empresas e, principalmente, no caso da Hemobrás, em virtude dos tipos de produtos que fabrica, as previsões não dependem apenas de preços, das propagandas e de táticas de respostas às empresas internacionais concorrentes, mas também da taxa de crescimento econômico, do nível das taxas de juros, da taxa de desemprego, do valor do dólar no mercado cambial e da taxa de inflação. Portanto, é de suma importância que analistas administrativos de assuntos corporativos tenham consciência de que essas variáveis macroeconômicas poderão afetar consideravelmente os custos de produção da Hemobrás. Sobre as consequências de desvalorizações cambiais e seus impactos, analise as afirmativas a seguir.

I. No caso de a Hemobrás necessitar de insumos e de equipamentos importados para a fabricação de seus medicamentos, uma desvalorização do Real (R$) frente ao dólar norte-americano (US$) aumentará seus custos de produção.
II. A desvalorização cambial afeta os preços do setor industrial no contexto de uma economia aberta, que se materializa em uma pressão sobre os custos industriais. Esse impacto nos preços é tão mais intenso quanto maior a participação dos insumos, partes e peças importadas na composição de suas estruturas de custo. Tal efeito direto gera desdobramentos de segunda ordem, cuja intensidade depende do nível de utilização de insumos importados dos fornecedores nacionais.
III. As empresas que possuem posição descoberta, com mais passivos do que ativos em moeda estrangeira, podem ser lançadas em uma posição de desequilíbrio patrimonial e isso pode afetar suas decisões de formação de preços.

Está correto o que se afirma em

Em sua 265º reunião, nos dias 17 e 18 de setembro de 2024, do comitê de política monetária - copom, houve a avaliação de que “o cenário, marcado por resiliência na atividade, pressões no mercado de trabalho, hiato do produto positivo, elevação das projeções de inflação e expectativas desancoradas, demanda uma politica monetária mais contracionista” Neste sentido, marque abaixo a opção CORRETA dos instrumentos de política monetária contracionista que o Banco Central do Brasil dispõe: 

#Questão 1127601 - Economia, MACROECONOMIA, IF SU, 2025, IF Sul Rio-Grandense, Professor EBTT - Área 04: Gestão e Negócios I

De acordo com Rossetti (2003), a economia, enquanto disciplina das ciências sociais, centra sua atenção nas condições da prosperidade material, na acumulação de riqueza e em seus mecanismos de distribuição.
Com relação aos estudos acerca da ciência econômica, é INCORRETO afirmar que

#Questão 1129457 - Economia, MACROECONOMIA, Instituto Consulplan, 2025, TJ/RO, Analista Judiciário - Economista

Considere os seguintes dados hipotéticos:
• Demanda real por moeda: (M/P) = 0,2Y – 20r; • Curva IS dada por: Y = 650 – 1000r; • Renda real de pleno emprego igual a 500, ao nível de preços igual a 1.
Tendo por base o modelo IS–LM (também conhecido por Análise Hicks-Hansen) e as informações anteriores, é possível afirmar que o valor da oferta de moeda necessária para o pleno emprego é igual a:

#Questão 1131962 - Economia, MACROECONOMIA, FUNDATEC, 2025, Prefeitura de Porto Alegre - RS, Auditor Fiscal da Receita Municipal - Bloco I

Analise as assertivas abaixo, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) A curva LM, ou a curva de equilíbrio no mercado monetário, mostra todas as combinações de taxas de juros e de níveis de renda, de forma que a demanda por saldos reais seja igual à oferta. Ao longo da curva LM, o mercado monetário está em equilíbrio. 
( ) O modelo IS-LM demonstra como as interações entre Inflação (I) e Poupança (S) são equilibradas pelas Leis de Mercado (LM). 
( ) Uma política fiscal contracionista desloca a curva IS para a direita, aumentando a taxa de juros e a renda, e desloca a curva da oferta agregada para a esquerda. 
( ) Um choque de oferta é um acontecimento que afeta diretamente os custos e os preços das empresas, deslocando a curva de oferta agregada da economia e, com isso, a curva Phillips. 
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é: 

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis