Questões de Economia do ano 2025

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Economia do ano 2025

#Questão 1131963 - Economia, MACROECONOMIA, FUNDATEC, 2025, Prefeitura de Porto Alegre - RS, Auditor Fiscal da Receita Municipal - Bloco I

Sobre Balanço de Pagamentos, conforme a 6ª edição do Manual de Balanço de Pagamentos e Posição de Investimento Internacional (BPM6), analise as assertivas abaixo e assinale a alternativa correta.


I. No BPM6, as transferências pessoais incluem todas as transferências correntes em dinheiro ou em espécie entre famílias residentes e famílias não residentes, independentemente da origem da renda e do relacionamento entre as famílias, enquanto as remessas de trabalhadores compõem as transferências pessoais.


II. No BPM6, na Conta Corrente e Capital, tanto créditos quanto débitos são registrados com sinal positivo.


III. No BPM6, as rubricas da conta financeira foram alteradas de “créditos e débitos” para “aquisição líquida de ativos financeiros” e “incidência líquida de passivos financeiros”; isto é, todas as mudanças relacionadas aos lançamentos a déficit e superávit são registradas em uma única conta em termos líquidos para ativos e passivos financeiros. Um sinal positivo indica aumento de déficits, e um sinal negativo indica aumento de superávits. 

#Questão 1131964 - Economia, MACROECONOMIA, FUNDATEC, 2025, Prefeitura de Porto Alegre - RS, Auditor Fiscal da Receita Municipal - Bloco I

Em relação aos agregados macroeconômicos, suas equações e identidades, analise as afirmações abaixo: 


1. Pode-se afirmar que o estudo da macroeconomia é organizado em torno de três modelos: o comportamento da economia no muito longo prazo, o modelo de longo prazo e, por último, o modelo de curto prazo.


2. Considerando uma economia simples, a qual não possui governo nem comércio exterior, pode-se representar o produto como sendo Y, o consumo como C, e os gastos com investimentos como I. A equação básica é a de que os produtos produzidos superam as quantidades dos produtos vendidos, gerando uma reserva de estoque que leva ao equilíbrio, uma vez que I = S (poupança).


3. Em longo prazo, o produto é determinado apenas pela oferta agregada, e os preços são determinados por ambas, oferta agregada e demanda agregada.


4. As contas nacionais dividem o PIB em quatro categorias abrangentes para despesas: Consumo (C), Investimento (I), Compras do governo (G) e Exportações líquidas (NX). O PIB é a soma do consumo, investimento, compras do governo e exportações líquidas. Essa equação (Y = C + I + G + NX), se Y representa o PIB, é conhecida como a identidade das contas nacionais.


5. O produto nem sempre está em seu nível de tendência, ou seja, o nível correspondente ao pleno emprego (econômico) dos fatores de produção. Em vez disso, o produto flutua em torno do nível de tendência.  


O resultado da somatória dos números correspondentes às afirmações corretas é: 

Falhas de mercado justificam a intervenção do governo. Um exemplo comum é a existência de bens públicos. Com base nessa informação, é correto afirmar que

A integração econômica, como o NAFTA, trouxe grandes mudanças para o setor automotivo entre EUA, Canadá e México. Quais foram os principais efeitos dessa integração?

Como uma tarifa aduaneira afeta o bem-estar nacional em um país pequeno?

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis