Questões de Economia do ano 2025

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Economia do ano 2025

#Questão 1130756 - Economia, Econometria, SELECON, 2025, SENAPPEN, Analista Técnico em Economia

No diagrama apresentado abaixo, no qual a distribuição apresenta uma curva de frequência mais achatada no seu ponto de frequência máxima, podemos chamar de distribuição:


Imagem associada para resolução da questão


(fonte: Estatística e Probabilidade; Silva, Fernandes, Freitas)

#Questão 1131401 - Economia, MICROECONOMIA, FGV, 2025, TCE/RR, Auditor Substituto de Conselheiro

As falhas de mercado podem justificar a intervenção estatal para corrigir ineficiências econômicas e sociais, especialmente na produção de bens públicos.
Sobre esse tema, assinale a opção que apresenta uma explicação correta para a dificuldade de alocar recursos de forma eficiente na produção de bens públicos.

#Questão 1131960 - Economia, Setor Público, FUNDATEC, 2025, Prefeitura de Porto Alegre - RS, Auditor Fiscal da Receita Municipal - Bloco I

Sobre tributação e suas implicações, analise as afirmações abaixo:


1. A principal fonte de receita do setor público é a arrecadação tributária. Um dos principais conceitos envolvidos é o da progressividade, isto é, a ação de tributar mais as empresas que possuem maior número de filiais dentro de um Estado.


2. Pelo conceito de equidade, cada contribuinte deve contribuir com uma parcela “justa” para cobrir os custos do governo, isto implica na incidência de mesma carga tributária linear para todos os cidadãos e empresas, seja sobre produtos ou renda.


3. Os impostos podem ser classificados em duas categorias: os impostos diretos, aqueles que incidem sobre a renda e a riqueza, e indiretos, que incidem sobre transações de mercadorias e serviços.


4. Os impostos podem ser classificados em regressivos, progressivos e neutros. Os impostos regressivos são aplicados em empresas durante os primeiros dois anos de sua operação, os impostos progressivos incidem no longo prazo com tendências à melhoria na arrecadação, e os impostos neutros não causam impacto nas receitas do governo.


5. A curva de Laffer traduz uma relação ambígua existente entre aumento de alíquotas e aumentos de receita. Os princípios básicos dessa curva são: com uma alíquota tributária nula, a receita é nula, e com uma alíquota de 100%, a receita também é nula. A curva apresenta ainda um nível de alíquota que maximiza a receita, a partir daí, aumentos de alíquotas são contraproducentes. 


O resultado da somatória dos números correspondentes às afirmações corretas é: 

#Questão 1131961 - Economia, Setor Público, FUNDATEC, 2025, Prefeitura de Porto Alegre - RS, Auditor Fiscal da Receita Municipal - Bloco I

Considerando as funções econômicas do Estado, analise as assertivas abaixo e assinale a alternativa correta. 
I. A intervenção do governo para determinar o tipo e a quantidade de bens públicos a serem ofertados e calcular o nível de contribuição de cada consumidor é uma função alocativa.
II. Os principais instrumentos utilizados pelo governo para cumprir a função distributiva são: as transferências, os impostos e os subsídios.
III. A função estabilizadora tem como foco principal a política cambial e de incentivos às exportações, de tal forma que gerem reservas suficientes para estabilizar a economia em momentos de crises.

#Questão 1131962 - Economia, MACROECONOMIA, FUNDATEC, 2025, Prefeitura de Porto Alegre - RS, Auditor Fiscal da Receita Municipal - Bloco I

Analise as assertivas abaixo, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) A curva LM, ou a curva de equilíbrio no mercado monetário, mostra todas as combinações de taxas de juros e de níveis de renda, de forma que a demanda por saldos reais seja igual à oferta. Ao longo da curva LM, o mercado monetário está em equilíbrio. 
( ) O modelo IS-LM demonstra como as interações entre Inflação (I) e Poupança (S) são equilibradas pelas Leis de Mercado (LM). 
( ) Uma política fiscal contracionista desloca a curva IS para a direita, aumentando a taxa de juros e a renda, e desloca a curva da oferta agregada para a esquerda. 
( ) Um choque de oferta é um acontecimento que afeta diretamente os custos e os preços das empresas, deslocando a curva de oferta agregada da economia e, com isso, a curva Phillips. 
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é: 

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis