1331 Q998927
Direito Tributário Obrigação tributária Fato gerador
Ano: 2022
Banca: CESPE / CEBRASPE

Julgue o item que se segue, a respeito dos tributos e das espécies tributárias.


No Sistema Tributário Nacional, há tributos de espécies distintas com idêntico fato gerador. Nesse caso, utiliza-se como elemento de classificação a destinação do produto da arrecadação. 

1332 Q998926
Direito Tributário Conceito de Tributo e Espécies Tributárias Tributos Municipais Taxa e Tarifas + 1
Ano: 2022
Banca: CESPE / CEBRASPE

Julgue o item que se segue, a respeito dos tributos e das espécies tributárias.


O custeio da iluminação pública deve ser cobrado da população como taxa pela prestação de serviços públicos.

1333 Q998925
Direito Tributário Obrigação tributária Obrigação Principal e Acessória
Ano: 2022
Banca: CESPE / CEBRASPE
Consoante o Código Tributário Nacional, julgue o seguinte item, relativos às obrigações tributárias principais e acessórias.
Se o fisco aplicar a um contribuinte uma multa por descumprimento de obrigação acessória, tal multa converterá essa obrigação em obrigação principal. 
1334 Q998924
Direito Tributário Obrigação tributária Legislação do Direito Tributário Integração e interpretação da Lei Tributária + 1
Ano: 2022
Banca: CESPE / CEBRASPE
Consoante o Código Tributário Nacional, julgue o seguinte item, relativos às obrigações tributárias principais e acessórias.
Se alguma norma dispensa um contribuinte do cumprimento de obrigações tributárias acessórias, tal norma deve ser interpretada literalmente.
1335 Q998923
Direito Tributário Administração tributária Disposição gerais sobre a dívida ativa
Ano: 2022
Banca: CESPE / CEBRASPE
Julgue o item a seguir, pertinentes a execução fiscal.
Presume-se certo, mas não líquido, um débito de um contribuinte que o fisco inscreva em dívida ativa.
1336 Q998922
Direito Tributário Administração tributária Disposição gerais sobre a dívida ativa
Ano: 2022
Banca: CESPE / CEBRASPE

Julgue o item a seguir, pertinentes a execução fiscal.


Uma dívida de natureza não tributária e que deva ser cobrada por uma autarquia federal não está compreendida no conceito de dívida ativa. 

1337 Q998921
Direito Tributário Competência tributária Tributos Municipais Introdução e Características + 1
Ano: 2022
Banca: FUNDATEC
De acordo com o entendimento do Supremo Tribunal Federal, manifestado no julgamento do Tema 581 da Repercussão Geral, relativamente à competência tributária envolvendo o imposto sobre serviços de qualquer natureza (ISSQN), é correto afirmar que: 
1338 Q998920
Direito Tributário Tributos Municipais Limitações Constitucionais ao Poder de Tributar - Imunidades Imunidade Recíproca + 1
Ano: 2022
Banca: FUNDATEC
Conforme o entendimento manifestado pelo Supremo Tribunal Federal, no julgamento do Tema 796 da Repercussão Geral, quanto à imunidade tributária de Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis por ato oneroso (ITBI), estabelecida pelo Art. 156, § 2.º, I, da Constituição Federal de 1988, é acertado afirmar que:
1339 Q998919
Direito Tributário Tributos Municipais ISSQN
Ano: 2022
Banca: FUNDATEC
De acordo com o entendimento do Supremo Tribunal Federal, manifestado no julgamento do Tema 918 da Repercussão Geral, no que se refere ao papel da lei complementar federal e o papel da lei municipal quanto à cobrança de imposto sobre serviços de qualquer natureza (ISSQN) mediante alíquotas fixas, é correto afirmar que:
1340 Q998918
Direito Tributário Tributos Municipais Limitações Constitucionais ao Poder de Tributar - Princípios Tributários Tributos Federais + 4
Ano: 2022
Banca: FUNDATEC

Sobre a anterioridade tributária e/ou a irretroatividade tributária, analise as assertivas abaixo e assinale a alternativa correta.


I. Precedentes recentes de ambas as Turmas do Supremo Tribunal Federal estabelecem que se aplica o princípio da anterioridade tributária, geral e nonagesimal, nas hipóteses de redução ou de supressão de benefícios ou de incentivos fiscais, haja vista que tais situações configuram majoração indireta de tributos.

II. Segundo precedente recente do Supremo Tribunal Federal, nos casos de fatos geradores periódicos, como o do imposto sobre a renda, a lei tributária aplicável é aquela vigente desde o início do ano-base do...