Direito Tributário Execução Fiscal e Processo Tributário Ação de Repetição de Indébito
Ano: 2025
Banca: CESPE / CEBRASPE

A respeito do processo administrativo tributário, do processo judicial tributário e dos crimes contra a ordem tributária previstos na Lei n.º 8.137/1990, julgue o item subsecutivo. 


Conforme o entendimento do STF, é dispensável o pleno atendimento do regime constitucional de precatórios nas hipóteses de restituição do indébito tributário reconhecido judicialmente, cabendo, portanto, sua efetivação na via administrativa.  

Direito Tributário Execução Fiscal e Processo Tributário Ação de Repetição de Indébito
Ano: 2022
Banca: CESPE / CEBRASPE
À luz do Código Tributário Nacional, a ação de repetição de indébito é cabível se
Direito Tributário Extinção do crédito tributário Execução Fiscal e Processo Tributário Tributos Federais + 6
Ano: 2022
Banca: IBADE
Seguindo o entendimento sumulado pelo STJ: 
Direito Tributário Exclusão do crédito tributário Extinção do crédito tributário Execução Fiscal e Processo Tributário + 2
Ano: 2022
Banca: IBADE
Luan Gonçalves, contribuinte de direito, realizou o pagamento antecipado de tributo sujeito à lançamento por homologação. Acontece que, o tributo foi recolhido a maior do que devido em face da legislação tributária aplicável. Em exame posterior a autoridade fazendária, verificou o regular pagamento do tributo, não se manifestando sobre os valores excedentes, e, por assim, extinguiu-se o crédito tributário. Dessa forma, acerca da ação de repetição do indébito tributário, o direito de pleitear a restituição extingue-se com o decurso do prazo de:
Direito Tributário Extinção do crédito tributário Decadência Execução Fiscal e Processo Tributário + 3
Ano: 2022
Banca: FCC
O Supremo Tribunal Federal reconheceu ser inconstitucional a majoração de determinado tributo com decisão transitada em julgado em 25/10/2019. Ao perceber que tinha recolhido tributo a maior em pagamento de 26/10/2015, Heitor Fortificações Ltda. efetua compensação tributária correspondente em 23/12/2020, deixando de recolher o tributo na mesma data. Ao ser contestado por autoridades fazendárias, Heitor Fortificações Ltda. imediatamente ingressa com mandado de segurança em 25/10/2021. De acordo com o Código Tributário Nacional e a jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça, 
Direito Tributário Contribuições especiais Extinção do crédito tributário Conceito de Tributo e Espécies Tributárias + 5
Ano: 2022
Banca: TRF - 3ª REGIÃO
Assinale a afirmativa CORRETA: 
Direito Tributário Execução Fiscal e Processo Tributário Ação de Repetição de Indébito
Ano: 2022
Banca: FCC
Como requisito para exercício do direito à repetição do indébito, em caso de erro no pagamento, exige-se
Direito Tributário Execução Fiscal e Processo Tributário Tributos Federais Repartição das Receitas Tributárias + 2
Ano: 2022
Banca: FADESP
Uma auditora da Secretaria de Fazenda do Estado do Pará, ao elaborar a sua declaração de imposto de renda (pessoa física) referente ao exercício 2014, verificou no comprovante de rendimentos pagos e de retenção de imposto de renda na fonte, expedido pelo seu órgão pagador, que foram retidos na fonte, no exercício, valores a maior do que o devido e que os valores excedentes não foram deduzidos da sua base de cálculo, gerando um valor a pagar ainda a titulo de imposto de renda. Dirigindo-se à sede da Receita Federal do Brasil, em Belém, a técnica que a atendeu informou que não havia, naquele momento, como resolver a questão administrativamente e que a melhor forma de fazê-lo seria ajuizar uma ação judicial. Considerando essa situação, que envolve pedido de repetição do indébito, a melhor al...
Direito Tributário Execução Fiscal e Processo Tributário Tributos Federais IRPF e IRPJ + 1
Ano: 2022
Banca: FGV

Servidor público do Estado de Santa Catarina ingressa com ação de repetição de indébito tributário, pedindo a restituição de valores que entende indevidamente retidos na fonte, referentes a Imposto sobre a Renda de Pessoa Física (IRPF).


Diante desse cenário e à luz da jurisprudência dos Tribunais Superiores, é correto afirmar que: 

10 Q998050
Direito Tributário Extinção do crédito tributário Execução Fiscal e Processo Tributário Execução Fiscal + 2
Ano: 2022
Banca: CESPE / CEBRASPE
A respeito da compensação tributária, observada a jurisprudência dos tribunais dos superiores e o CTN, assinale a opção correta.