Questões de Contabilidade Pública da Quadrix

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Contabilidade Pública da Quadrix

O regime de adiantamento é disciplinado pela Lei n° 4.320/1964 e é conceituado como uma forma excepcional de aplicação de recursos públicos, por meio da qual se coloca certa quantia de numerário à disposição do servidor, denominado agente suprido, para a realização de despesas que não possam, por sua natureza, se submeter ao processo normal de aplicação. Com relação a esse tema, julgue o item.


Para ser concedido o adiantamento ao agente suprido, é necessário que haja dotação orçamentária disponível, na qual será emitido o empenho, previamente ao ato de concessão.

No decorrer da execução do orçamento, podem surgir fatos não previstos quando da elaboração/discussão da lei orçamentária anual. Nessa hipótese, o gestor poderá lançar mão de créditos orçamentários adicionais para alterar o planejamento inicial. Considerando essas informações, julgue o item.


Classifica-se como suplementar o crédito adicional destinado ao atendimento de despesas não originalmente previstas na lei orçamentária anual.

O balanço patrimonial será acompanhado de um quadro auxiliar denominado quadro do superavit/deficit financeiro, cuja finalidade é demonstrar a existência de recursos que possam ser utilizados como fonte para a abertura de créditos adicionais, segregados pela classificação de fonte/destinação de recursos.

Quanto às demonstrações contábeis exigidas pela Lei n° 4.320/1964 e pelo Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público, 8.a edição, julgue o item.


A demonstração das variações patrimoniais evidenciará as alterações verificadas no patrimônio, estejam estas relacionadas ou não à arrecadação da receita orçamentária ou à realização da despesa orçamentária, e indicará o resultado patrimonial.

Quanto às demonstrações contábeis exigidas pela Lei n° 4.320/1964 e pelo Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público, 8.a edição, julgue o item.


O balanço patrimonial comporta o ativo financeiro e o ativo permanente, sendo que este último compreenderá os bens, os créditos e os valores cuja mobilização ou alienação independa de autorização legislativa

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis