Questões de Contabilidade Pública da FGV

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Contabilidade Pública da FGV

#Questão 978170 - Contabilidade Pública, , FGV, 2022, TCE-TO, Auditor de Controle Externo - Ciências Contábeis

Ao final do primeiro quadrimestre de um dado exercício, a Receita Corrente Líquida (RCL) de um ente estadual totalizou R$ 10 bilhões. O Relatório de Gestão Fiscal (RGF) do Poder Legislativo, incluindo o Tribunal de Contas, deve indicar, no anexo relativo à despesa com pessoal, que: 

#Questão 978171 - Contabilidade Pública, , FGV, 2022, TCE-TO, Auditor de Controle Externo - Ciências Contábeis

Periodicamente os entes públicos precisam publicar relatórios para subsidiar o acompanhamento da execução orçamentária e da gestão fiscal. Além de serem instrumentos de transparência, constituem subsídios para o controle social. Se um agente da sociedade civil organizada desejar informações sobre o cumprimento das metas fiscais em um dado período, deverá consultar o anexo do Relatório Resumido da Execução Orçamentária (RREO) que versa sobre:

#Questão 978172 - Contabilidade Pública, Sistema Contábil, FGV, 2022, TCE-TO, Auditor de Controle Externo - Ciências Contábeis

Além de dispor sobre regras específicas relativas a metas fiscais e limites de gastos para promover uma gestão fiscal responsável, a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) trata também da escrituração e da consolidação das contas públicas. À luz da LRF, para esses procedimentos, os responsáveis pela contabilidade das entidades públicas deverão considerar que:

#Questão 978173 - Contabilidade Pública, , FGV, 2022, TCE-TO, Auditor de Controle Externo - Ciências Contábeis

Uma entidade pública precisa fazer o registro contábil de uma despesa cujo fato gerador ocorreu antes do empenho. Sob a perspectiva da informação de natureza patrimonial, haverá um lançamento a débito em uma conta de variação patrimonial diminutiva e um lançamento a crédito em conta de:

#Questão 978174 - Contabilidade Pública, Sistema Contábil, FGV, 2022, TCE-TO, Auditor de Controle Externo - Ciências Contábeis

Ao implantar o Plano de Contas Aplicado ao Setor Público (PCASP), o gestor contábil de uma entidade pública tinha algumas dúvidas sobre eventuais mudanças no tratamento dos atos de gestão cujos efeitos possam produzir modificações no patrimônio da entidade.
Como regra geral e no contexto da convergência às normas internacionais de contabilidade aplicada ao setor público, o PCASP dispõe que tais atos:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis