Questões de Contabilidade Pública da COMPERVE

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Contabilidade Pública da COMPERVE

No patrimônio de entidades do setor público, uma das possíveis classificações dos ativos agrupa-os em circulantes e não circulantes. Em outra classificação, os ativos são agrupados em financeiro e permanente. Considere as seguintes afirmações acerca dessas classificações:

I Se um ativo está disponível para liquidação imediata, ele pode ser classificado como circulante ou como não circulante, a depender da sua natureza.

II Um ativo que tenha expectativa de realização após 12 meses da data das demonstrações contábeis deve ser classificado como não circulante.

III O ativo financeiro compreende apenas os créditos e valores realizáveis, independentemente de autorização orçamentária.

IV O Ativo Permanente compreenderá bens, créditos e valores cuja mobilização ou alienação dependa de autorização legislativa.

Das afirmações, estão corretas

O Quadro dos Ativos e Passivos Financeiros e Permanentes é parte do Balanço Patrimonial de uma entidade pública. A figura abaixo é um recorte do Balanço Patrimonial da EBSERH (HUOL – UFRN), referente ao 1º trimestre de 2017.

 Com base nessa figura, constata-se que

Controle interno, sob o enfoque contábil, compreende o conjunto de recursos, métodos, procedimentos e processos adotados pela entidade do setor público, com o objetivo de atingir determinadas finalidades. Considere, a seguir, algumas finalidades.

I Salvaguardar os ativos e assegurar a veracidade dos componentes orçamentários.

II Dar conformidade ao registro contábil em relação ao ato correspondente.

III Estimular adesão às normas e às diretrizes fixadas.

IV Contribuir para a promoção da eficácia operacional da entidade.

São finalidades do controle interno das entidades do setor público as que estão presentes nos itens

A estrutura de controle interno das entidades do setor público compreende ambiente de controle; mapeamento e avaliação de riscos; procedimentos de controle; informação e comunicação; e monitoramento. Quando se faz menção à função de demonstrar o grau de comprometimento em todos os níveis da administração com a qualidade do controle interno em seu conjunto, há referência

A avaliação de riscos corresponde à análise da relevância dos riscos identificados, incluindo a resposta ao risco, indicando a decisão gerencial para mitigar os riscos, a partir de uma abordagem geral e estratégica, e considerando as hipóteses de eliminação, redução, aceitação ou compartilhamento. Também está incluída na avaliação de riscos a

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis