Questões de Contabilidade Pública do ano 2025

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Listagem de Questões de Contabilidade Pública do ano 2025

Com base nas informações a seguir, deve-se responder à questão.

A Prefeitura do Município Y, adquiriu 3 aeronaves, em 01/02/2025, com disponibilidade para uso imediato, pelo valor total de R$ 1.800.000,00, com valor residual de 10% e uma vida útil de 3 anos.
O valor líquido contábil das aeronaves, em 31/12/2025, será:

A Secretaria do Tesouro Nacional (STN) elaborou o Plano de Contas Aplicado ao Setor Público -PCASP, que representa uma das maiores conquistas da contabilidade aplicada ao setor público. Além de ser uma ferramenta para a consolidação das contas nacionais e instrumento para a adoção das normas internacionais de contabilidade, o PCASP permitiu diversas inovações. Nele, as contas contábeis são classificadas segundo a natureza das informações.
A natureza de informação que registra e processa atos de gestão que podem alterar o patrimônio do setor público é:

As informações a seguir servem de base para responder à questão.


Um órgão apresentou os seguintes valores patrimoniais referentes ao exercício de 2024. 

Considerando as informações do Balanço Patrimonial acima, referente ao exercício de 2024, pode-se afirmar que o passivo é de:

O processo de gestão de bens e patrimônio público envolve diversas atividades, como controle, fiscalização, inventário e definição das responsabilidades dos agentes públicos. A atualização periódica dos bens públicos, identificando sua localização, estado de conservação e responsável pelo uso, está relacionada a qual aspecto da gestão de bens e patrimônio público? Assinale a alternativa correspondente.

A atualização constante da legislação complementar que rege a organização e o funcionamento do Poder Legislativo pode exigir ajustes imediatos nos procedimentos contábeis e orçamentários da Casa, garantindo conformidade com as novas normativas e evitando inconsistências na prestação de contas. Sobre esse tema, analise as afirmativas a seguir.


I. A criação ou extinção de órgãos e programas legislativos pode demandar ajustes no plano de contas e na classificação das despesas, garantindo que os registros contábeis reflitam corretamente as novas estruturas administrativas. 


II. Mudanças na legislação que impactem o funcionamento do Poder Legislativo não interferem diretamente na execução orçamentária, pois os recursos previstos na Lei Orçamentária Anual (LOA) permanecem inalterados até o encerramento do exercício financeiro.


III. A adaptação dos procedimentos contábeis e orçamentários às novas exigências legais deve ocorrer de forma célere e planejada, prevenindo falhas na alocação de recursos e assegurando a regularidade das demonstrações financeiras da Casa Legislativa.


Está correto o que se afirma em:

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