Questões de Contabilidade Pública do ano 2008

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Contabilidade Pública do ano 2008

A estrutura do Plano de Contas da administração pública federal é composta por seis classes de contas: ativo, passivo, despesa, receita, resultado diminutivo do exercício e resultado aumentativo do exercício. Com relação à estrutura dessas contas, julgue os itens a seguir.

As contas do ativo compensado e do passivo compensado não afetam a apuração do resultado patrimonial do exercício, mas são consideradas na composição do saldo patrimonial, apurado pela diferença entre o ativo e o passivo.

O SIAFI é o principal instrumento utilizado para registro, acompanhamento e controle da execução orçamentária, financeira e patrimonial do governo federal. Acerca dos objetivos do SIAFI, julgue os seguintes itens.

O SIAFI visa padronizar métodos e rotinas de trabalho relativas à gestão dos recursos públicos, mas com a permanência do controle pelo ordenador de despesa de cada unidade gestora.

No que se refere ao registro das operações típicas dos entes federativos mediante a utilização do Sistema Integrado de Administração Financeira (SIAFI), julgue os itens de 80 a 85.

A contabilidade pública brasileira diverge das normas internacionais de contabilidade pública no que se refere ao registro da dívida ativa. Atualmente, não há a constituição de um ajuste sobre os valores inscritos em dívida ativa.

No que se refere ao registro das operações típicas dos entes federativos mediante a utilização do Sistema Integrado de Administração Financeira (SIAFI), julgue os itens de 80 a 85.

A fim de atender ao que preconiza o princípio da atualização monetária, o setor público determinou que a atualização monetária compulsória deve ocorrer quando a inflação acumulada no triênio, medida com base no Índice de Preços ao Consumidor (IPC/IBGE), superar os 40%.

A propósito do SIAFI, do SIASG e do SICAF, julgue os itens a seguir.

O SIASG, gerido pelo Ministério da Fazenda, possibilita o cadastramento dos fornecedores de todas as esferas da administração e é de uso exclusivo das pessoas físicas e jurídicas que transacionam com o poder público.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis