Questões de Contabilidade Privada da FGV

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Contabilidade Privada da FGV

De acordo com a doutrina, a equação fundamental da contabilidade é definida algebricamente pela seguinte fórmula: A = P + SL, onde A indica o somatório dos elementos do Ativo; P, o somatório dos elementos do Passivo; e SL indica a situação líquida. Dependendo da composição de seus elementos, a equação pode representar distintamente três estados patrimoniais.

A alternativa que contém a equação que configura a ausência de riqueza própria é:

Analise as afirmativas a seguir:

I. A provisão para contingências corresponde a perdas já incorridas, mas ainda não desembolsadas.
II. A reserva para contingências corresponde a perdas já incorridas, mas ainda não desembolsadas.
III. Provisão para contingências e reservas para contingências são sinônimos.

Assinale:

Determinada empresa mercantil vendeu mercadorias a prazo (por $ 100.000,00) para diversos clientes, durante o mês de julho/2006. Essas duplicatas vencem em janeiro/2007. Considerando que o departamento financeiro estima que a probabilidade de esses clientes não honrarem suas dívidas seja de 10%, determine o valor e a classificação da Provisão para Créditos de Liquidação Duvidosa (PCLD).

De acordo com a Demonstração dos Fluxos de Caixa (DFC) pelo método indireto, analise as afirmativas a seguir, a respeito da apuração do Fluxo de Caixa da Atividade Operacional:

I. É necessário somar ao Lucro Líquido do período o saldo da conta "Depreciação Acumulada" (conta retificadora do Imobilizado).
II. É necessário somar ao lucro ajustado do período o aumento do saldo da conta "Estoques de Mercadorias".
III. É necessário somar ao lucro ajustado do período o aumento do saldo da conta "Fornecedores a Pagar".

Assinale:

O enunciado a seguir refere-se às questões de números 28, 29 e 30.

A Cia. Comercial Juliana é uma empresa mercantil contribuinte do ICMS por movimentação econômica (alíquota = 20%), do IR pelo Lucro Real (25%) e da CS (10%), contribuinte de PIS e COFINS (2% e 8%, respectivamente), não-contribuinte de IPI nem do ISS. Seu estoque inicial, em agosto (01/08/2006), de mercadorias era composto por 100 unidades do produto "Saúde" e estava avaliado pelo valor total de $ 1.000,00. (Observe que, para facilitar os cálculos, as alíquotas deste enunciado não correspondem às alíquotas verdadeiras. Portanto, considere as taxas apresentadas neste enunciado.)
No dia 25/08/2006, a Cia. Comercial Juliana adquiriu 100 unidades do produto "Saúde". Os dados na nota fiscal de compra eram os seguintes:

♦ O Fornecedor é um atacadista.
♦ As mercadorias adquiridas ficaram à disposição da Cia. Comercial Juliana no estabelecimento do Fornecedor; conseqüentemente, a Cia. Comercial Juliana incorreu em gastos com Frete intermunicipal (com impostos) = $ 500,00, para transportar as mercadorias até seu estabelecimento.
♦ Valor das mercadorias (com impostos) = $ 2.000,00, à vista, pelas 100 unidades adquiridas. ICMS sobre as mercadorias (20%).
♦ PIS sobre as mercadorias (2%).
♦ COFINS sobre as mercadorias (8%).
♦ ICMS sobre o frete (20%).
♦ PIS sobre o frete (2%).
♦ COFINS sobre o frete (8%).

Baseando-se também nas informações da questão 29, apure o valor do PIS a Recolher pela Cia. Comercial Juliana.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis