Questões sobre Demonstração do Fluxo de Caixa (DFC)

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Demonstração do Fluxo de Caixa (DFC)

A entidade deve apresentar seus fluxos de caixa advindos de suas atividades da forma que seja mais apropriada aos seus negócios. A classificação por atividade proporciona informações que permitem aos usuários avaliar o impacto de tais atividades sobre a posição financeira da entidade e o montante de seu caixa e equivalentes de caixa. Sobre a Demonstração dos Fluxos de Caixa, analise as seguintes afirmativas:

I - No método direto da Demonstração dos Fluxos de caixa o lucro líquido ou o prejuízo é ajustado pelos efeitos de transações que não envolvem caixa, pelos efeitos de quaisquer diferimentos ou apropriações por competência sobre recebimentos de caixa ou pagamentos em caixa operacionais passados ou futuros, e pelos efeitos de itens de receita ou despesa associados com fluxos de caixa das atividades de investimento ou de financiamento.

II - Atividades de financiamento são aquelas que resultam em mudanças no tamanho e na composição do capital próprio e no capital de terceiros da entidade.

III - Adiantamentos em caixa e empréstimos feitos a terceiros, exceto aqueles adiantamentos e empréstimos feitos por instituição financeira, são exemplos de atividades de investimento.

Estão corretas as afirmativas:

Sobre as demonstrações de fluxos de caixa, marcar C para as afirmativas Certas, E para as Erradas e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

(---) Atividades de financiamento são as referentes à aquisição e à venda de ativos de longo prazo e de outros investimentos não incluídos nos equivalentes de caixa.

(---) Atividades de investimento são aquelas que resultam em mudanças no tamanho e na composição do capital próprio e no capital de terceiros da entidade.

(---) Um investimento sempre qualifica-se como equivalente de caixa, independentemente de sua conversibilidade e vencimento, seja em curto, médio ou longo prazo.

Sobre os juros e dividendos na demonstração de fluxos de caixa, analisar os itens abaixo:

I. Os fluxos de caixa referentes a juros, dividendos e juros sobre o capital próprio recebidos e pagos devem ser apresentados separadamente. Cada um deles deve ser classificado de maneira consistente, de período a período, como decorrentes de atividades operacionais de investimento ou de financiamento.

II. O montante total dos juros pagos durante o período é divulgado na demonstração dos fluxos de caixa, quer tenha sido reconhecido como despesa na demonstração do resultado, quer tenha sido capitalizado, conforme a NBC TG 20 – Custos de Empréstimos.

III. Os dividendos e os juros sobre o capital próprio pagos podem ser classificados como fluxo de caixa de financiamento porque são custos da obtenção de recursos financeiros.

Está(ão) CORRETO(S):

Demonstração dos Fluxos de Caixa (DFC) identificará as fontes de geração dos fluxos de entrada de caixa, os itens de consumo de caixa durante o período das demonstrações contábeis e o saldo do caixa na data das demonstrações contábeis. Assinale a única alternativa que não apresenta uma informação a ser evidenciada na DFC:

A Demonstração dos Fluxos de Caixa (DFC) evidencia as operações realizadas pela empresa que provocam alterações no seu Caixa, que é formado pelo dinheiro em Caixa, Saldo de Bancos conta Movimento e Equivalentes de Caixa.

Nesse contexto do Caixa e dos fluxos de caixa, as aplicações financeiras são consideradas equivalentes de caixa quando o seu vencimento ocorrer em prazo, em dias, não superior a

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis