Contabilidade de Custos - Ponto de Equilíbrio - FUNDATEC Processos Seletivos (FUNDATEC) - 2019 - Câmara Municipal de Ituporanga - SC - Controlador Interno (Área de Formação: Ciências Contábeis)
Considerando os conceitos da Análise de Custo, Volume, Lucro, analise as seguintes assertivas:
I. O Ponto de Equilíbrio Contábil será obtido quando a soma das margens de contribuição totalizar o montante suficiente para cobrir todos os custos e despesas fixos; esse é o ponto em que contabilmente não haveria nem lucro nem prejuízo.
II. A margem de segurança é o excedente da receita da empresa sobre a receita no ponto de equilíbrio. Consequentemente, representa o quanto as vendas podem cair sem que haja prejuízo para a empresa.
III. A margem de contribuição unitária representa a parcela do preço de venda que resta para a cobertura dos custos e despesas fixos e para a geração do lucro por produto vendido.
Quais estão corretas?
- A. Apenas I.
- B. Apenas II.
- C. Apenas III.
- D. Apenas I e II.
- E. I, II e III.
Contabilidade de Custos - Ponto de Equilíbrio - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2019 - Ministério Público Estadual - SP (MPE/SP) - Analista Técnico Científico
- A. R$ 1.200.000,00 em faturamento.
- B. R$ 1.800.000,00 em faturamento.
- C. R$ 3.000.000,00 em faturamento.
- D. R$ 1.200.000,00 em margem de contribuição.
- E. R$ 3.000.000,00 em margem de contribuição.
Contabilidade de Custos - Ponto de Equilíbrio - Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) - 2018 - Petrobras - Administrador (Júnior)
Uma indústria fabrica um único produto que, em um dado exercício, apresentou os seguintes custos e despesas (em milhares de reais):
Para que essa indústria atinja o ponto de equilíbrio, a soma das margens de contribuição, em milhares de reais, deve totalizar
- A. 33.000,00
- B. 38.000,00
- C. 48.000,00
- D. 72.000,00
- E. 135.000,00
Contabilidade de Custos - Ponto de Equilíbrio - Fundação Getúlio Vargas (FGV) - 2018 - Secretaria de Estado de Finanças - RO (SEFIN/RO) - Auditor Fiscal de Tributos Estaduais
A Cia. Gama produz e vende agendas. O preço de venda de cada agenda é de R$ 30. Os custos variáveis unitários das agendas são de R$ 12 e a sociedade empresária paga comissão de 20% sobre o preço a seus vendedores.
Ainda, a sociedade empresária incorre nos seguintes custos e despesas fixos por mês: • salários dos funcionários da fábrica: R$ 2.000;
• salários dos funcionários da administração: R$ 3.000;
• depreciação das máquinas e da fábrica: R$ 1.000;
• aluguel da fábrica: R$ 1.500. Os sócios da Cia. Gama requerem da empresa um lucro líquido de R$ 24.000 ao ano.
Considerando a alíquota do imposto sobre a renda e a contribuição social de 25%, assinale a opção que indica o ponto de equilíbrio econômico mensal da empresa.
- A. 598 unidades.
- B. 764 unidades.
- C. 792 unidades.
- D. 848 unidades.
- E. 3292 unidades.
Contabilidade de Custos - Ponto de Equilíbrio - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2018 - Centrais Elétricas de Santa Catarina - SC (CELESC/SC) (2ª edição) - Contador
Considere que a empresa Desterrados do Brasil tenha um custo fixo de R$ 240.000,00, um preço de venda unitário de R$ 12,00 e um custo variável unitário de R$ 8,00.
Qual é o Ponto de Equilíbrio caso a Desterrados pretenda obter um lucro de R$ 20.000,00?
- A. 30.000 unidades
- B. 32.500 unidades
- C. 55.000 unidades
- D. 60.000 unidades
- E. 65.000 unidades
Contabilidade de Custos - Ponto de Equilíbrio - Fundação de desenvolvimento da pesquisa (FUNDEP / UFMG) - 2018 - Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais - MG (CODEMIG/MG) - Contador
Considere que uma empresa produz um único produto e possui as seguintes características:
Custo variável unitário: R$ 1,20/u
Preço de venda: R$ 6,00/u
Despesas variáveis: 30% do preço de venda
Custos fixos: R$ 200.000,00/mês
Despesas fixas: R$ 160.000,00/mês
O ponto de equilíbrio contábil, em unidades, é:
- A. 130.000 unidades.
- B. 120.000 unidades.
- C. 200.000 unidades.
- D. 300.000 unidades.
Contabilidade de Custos - Ponto de Equilíbrio - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2018 - Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares - EBSERH (2ª edição) - Analista Administrativo
- C. Certo
- E. Errado
Contabilidade de Custos - Ponto de Equilíbrio - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2018 - Polícia Civil - MA - Perito Criminal
A figura precedente representa três tipos de pontos de equilíbrio que podem ser calculados a partir de informações contábeis e gerenciais e que expressam valores monetários e quantidades de vendas diferenciadas.
Os pontos de equilíbrio P, Q e R, respectivamente, são
- A. contábil, econômico e financeiro.
- B. contábil, financeiro e econômico.
- C. financeiro, contábil e econômico.
- D. econômico, financeiro e contábil.
- E. econômico, contábil e financeiro.
Contabilidade de Custos - Ponto de Equilíbrio - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2018 - Secretaria da Fazenda do Estado - RS (SEFAZ/RS) - Auditor do Estado
Uma empresa atinge seu ponto de equilíbrio ao vender 50 mil unidades de seu único produto. Caso ela aumente suas vendas em 5% — mantidos custos e preços —, ela obterá um lucro de R$ 150 mil.
Nesse caso, o valor de sua margem de contribuição unitária será
- A. inferior a R$ 5.
- B. superior a R$ 5 e inferior a R$ 25.
- C. superior a R$ 25 e inferior a R$ 45.
- D. superior a R$ 45 e inferior a R$ 65.
- E. superior a R$ 65.
Contabilidade de Custos - Ponto de Equilíbrio - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2018 - Secretaria da Fazenda do Estado - RS (SEFAZ/RS) - Auditor do Estado
Para determinada empresa, a margem de contribuição de seu único produto é de R$ 18 e os custos fixos, de R$ 270.000. Visando aumentar a lucratividade, a empresa decidiu utilizar matéria-prima de melhor qualidade, o que lhe permitirá, ao mesmo preço de venda e sem aumentar seus custos fixos, ampliar significativamente suas vendas. A nova matéria-prima aumentará em 5% o total de custos variáveis, que já somam 60% da receita de vendas.
Nessa situação hipotética, o ponto de equilíbrio será atingido se as vendas da empresa aumentarem de i%, em que
- A.
- B.
- C.
- D.
- E.