Questões sobre Migração, Refugiados e Demografia

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Migração, Refugiados e Demografia

Como consequência de uma formação étnica diversificada, o Brasil possui identidades culturais também muito variadas, que concentram características dos seus ocupantes de região para região. No caso da região sul, predominam culturas: 

Como consequência de uma formação étnica diversificada, o Brasil possui identidades culturais também muito variadas, que concentram características dos seus ocupantes de região para região. No caso da região sul, predominam culturas: 

Desde 1500 até a década de 1970 a população indígena brasileira decresceu acentuadamente e muitos povos foram extintos. O desaparecimento dos povos indígenas passou a ser visto como uma contingência histórica, algo a ser lamentado, porém inevitável. No entanto, este quadro começou a dar sinais de mudança nas últimas décadas do século passado. A partir de 1991, o IBGE incluiu os indígenas no censo demográfico nacional. O contingente de brasileiros que se considerava indígena cresceu 150% na década de 90. O ritmo de crescimento foi quase seis vezes maior que o da população em geral. O percentual de indígenas em relação à população total brasileira saltou de 0,2% em 1991 para 0,4% em 2000, totalizando 734 mil pessoas. Houve um aumento anual de 10,8% da população, a maior taxa de crescimento dentre todas as categorias, quando a média total de crescimento foi de 1,6%.

Disponível em https://www.gov.br/funai/pt-br/atuacao/povos-indigenas/quem-sao

As regiões com menor número de indígenas são:

O Brasil dos refugiados
O brutal assassinato de Moïse Mugenyi Kabagambe num quiosque na Barra da Tijuca (RJ) chocou o país por sua crueldade. Além de escancarar o racismo brasileiro, o caso também chamou atenção para a situação precária de muitos imigrantes e refugiados vindos ao Brasil de países em conflito. A República Democrática do Congo, de onde vieram Moïse e sua família, está entre os países que mais têm refugiados no Brasil. Além dos congoleses, há venezuelanos, sírios, bolivianos e haitianos entre as mais de 66 nacionalidades de pessoas que se refugiaram em solo brasileiro. Desde 2016, a população de refugiados no Brasil sextuplicou – reflexo da migração mais intensa de venezuelanos na fronteira com Roraima. [...]
Disponível em: https://piaui.folha.uol.com.br/o-brasil-dos-refugiados/. Acesso em: 16 maio 2022.
Por que as pessoas escolhem o Brasil como refúgio?

O município de Esteio recebeu, em dezembro de 2021, o selo MigraCidades 2021, distinção entregue pela Organização Internacional para as Migrações (OIM), a agência da ONU para as migrações, e pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). O selo é parte do processo de certificação “MigraCidades: Aprimorando a Governança Migratória Local no Brasil” e foi entregue a prefeituras e governos de estados que participaram com sucesso de todas as etapas previstas até a certificação. “A entrega do selo é um marco significativo em meio a um processo de engajamento contínuo dos governos participantes, de trocas de experiências e de um produtivo diálogo migratório que realizamos ao longo do ano”, afirma Isadora Steffens, coordenadora de Projetos da OIM. “É um momento importante de reconhecimento e visibilidade do trabalho que os governos participantes vêm realizando”, conclui. (Texto adaptado. Fonte: www.esteio.rs.gov.br)
Imagem associada para resolução da questão

Nesse contexto, quem é considerado imigrante?

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis