Questões sobre Migração, Refugiados e Demografia

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Migração, Refugiados e Demografia

Relativamente ao cenário atual do mundo contemporâneo, julgue o item.


O grande número de refugiados e de migrantes hoje existentes no mundo consiste em decisão voluntária, sem que fatores externos às pessoas que decidem sair dos respectivos países sejam responsáveis por isso. 

Analise a afirmação a seguir.

Durante o século XVIII, as tentativas de implantação de estabelecimentos neocoloniais pelos portugueses no rio Madeira foram apoiadas pelos indígenas, pois lhes eram garantidos a posse de seus territórios e de sua liberdade. Os indígenas trabalhavam no extrativismo do cacau, salsaparrilha, óleo de tartaruga e copaíba; os grupos como os Arara, os Mundurucu e principalmente o Mura contribuíram para o avanço português na Região Amazônica.

A afirmação acima está:

O número de brasileiros morando em Portugal nunca foi tão alto. É o que aponta um levantamento exclusivo feito pela equipe da CNN, com base em dados cedidos pelo Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) da Embaixada Portuguesa. Em sua maioria, a idade dos brasileiros em território português varia entre 20 e 49 anos. As informações oficiais dão conta que a imigração de brasileiros ao país europeu cresce há seis anos consecutivos e atingiu a marca de 211 mil pessoas em março de 2022.
(Disponível em: https://www.cnnbrasil.com.br/nacional/numero-de-brasileiros-em-portugal-nunca-foi-tao-alto-segundo-embaixada-portuguesa. Acesso em: 12/04/2020.)
O Brasil é um país multicultural nascido da mistura dos africanos, indígenas, portugueses e muitos outros povos. Entretanto, Portugal foi, sem dúvida, o país que mais exerceu influência sobre a formação sociocultural brasileira. Diante do exposto, analise as afirmativas a seguir.
I. A língua portuguesa é a maior herança lusitana, sendo o único idioma oficial do Brasil. II. O carnaval e as festas juninas são festas folclóricas introduzidas pelos portugueses, assim como as festas regionais como cavalhadas, bumba-meu-boi, fandango e farra do boi. III. Os imigrantes brasileiros, atualmente, são bem vistos em Portugal em decorrência do atual perfil, que é diferente dos anos 80, que, em sua a maioria, era formada por cidadãos sem a mesma qualificação profissional dos que hoje vão morar em Portugal.
Está correto o que se afirma em


#Questão 973085 - Conhecimentos Gerais, Migração, Refugiados e Demografia, IDECAN, 2022, IBGE, Agente Censitário de Pesquisas por Telefone

Na última década, o Programa Minha Casa Minha Vida (MCMV) tornou-se um grande objeto de estudo para urbanistas e geógrafos urbanos interessados em discutir o acesso e o direito à habitação no Brasil, notadamente em porções do espaço urbano que requerem o cumprimento desse direito social.
O mapa abaixo, elaborado por Rolnik et al (2015), apresenta empreendimentos imobiliários do MCMV na Região Metropolitana de São Paulo (RMSP) e a distribuição de aglomerados subnormais.
Imagem associada para resolução da questão
Fonte: Rolnik et al, 2015. Disponível em: Scielo.org.br..
Com base na apresentação do mapa, assinale a alternativa correta em relação ao processo urbano que pode ser identificado na representação

#Questão 973094 - Conhecimentos Gerais, Migração, Refugiados e Demografia, IDECAN, 2022, IBGE, Agente Censitário de Pesquisas por Telefone

O padrão de distribuição populacional no Brasil sofreu alterações regionais desde o período de sua fundação colonial, imperial e republicana. Os movimentos migratórios e as novas centralizações de atividades econômicas configuraram novo padrão espacial de assentamento demográfico no país. Dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) 2015 indicam que “a maior parte da população brasileira, 84,72%, vive em áreas urbanas. Já 15,28% dos brasileiros vivem em áreas rurais (...) e a Região com maior percentual de população urbana é o Sudeste, com 93,14% das pessoas vivendo em áreas urbanas. A Região Nordeste é a que conta com o maior percentual de habitantes vivendo em áreas rurais, 26,88%” (IBGE).
(Fonte: IBGE Educa, 2022. Disponível em: População rural e urbana | Educa | Jovens - IBGE.
Partindo da discussão apresentada pelo texto do IBGE e seus conhecimento sobre perda populacional no campo, assinale a alternativa correta sobre o que explica esse padrão populacional no Brasil atual. 

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis