Questões sobre Migração, Refugiados e Demografia

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Migração, Refugiados e Demografia

Desde seu surgimento como tendência migratória, os fluxos de brasileiros para o “Primeiro Mundo” têm nos Estados Unidos o principal país receptor. 

A crise dos refugiados tem sido debatida de forma extensiva na mídia atual. Os refugiados são pessoas que saíram de maneira forçada de seus países para buscarem refúgio e uma oportunidade de restruturação de suas vidas em outros países. O que força a saída dessas pessoas de seus locais de origem são conflitos armados e conflitos políticos, causando a necessidade do asilo. As consequências, em geral, do refúgio são sentidas nos países que abrigam os refugiados. Geralmente, quando há uma leva repentina e grande de fluxo migratório para um local, ocorre o fenômeno que a geografia chama de “explosão demográfica”. A explosão demográfica afeta diretamente a economia e as relações sociais, pois ela acarreta uma cadeia de eventos que podem ser desastrosos, tais como:
I. Há uma grande e repentina quantidade de pessoas migrando para um mesmo local.
II. Há infraestrutura nesse local para receber essas pessoas, fazendo com que o acesso à saúde, ao saneamento, à segurança e à educação não fiquem comprometidos.
III. Sempre há emprego e geração de renda para todos, pois o aumento populacional aconteceu de graduada.
IV. A fome e a miséria instalam-se entre a população migrante e até entre a população local, pois a falta de emprego começa a afetar os moradores locais.
V. Há o aumento da criminalidade pela falta de estrutura e de organização.
Julgue os itens em verdadeiro ou falso e assinale a alternativa correta: 

"Desde 2011, o fluxo de migrantes para a Europa tem provocado múltiplas tragédias, com milhares de afogamentos no Mediterrâneo, além de atritos políticos e tensões entre os países-membros da União Europeia, apesar da queda contínua das chegadas à costa da Europa a partir de 2015. A Organização Internacional para as Migrações (OIM) estimou em 1.047.000 chegadas por mar à Europa, sendo 854.000 delas à Grécia e 154.000 à Itália. O aumento é explicado principalmente pela guerra civil que ocorria nesse país" (G1.Globo.com, 24 jun. 2018. Disponível em: https://g1.globo.com/mundo/noticia/conheca-os-principais-episodios-da-crise-migratoria-naeuropa.ghtml. Acesso em: 18 jan. 2022).

Assinale a opção que indica CORRETAMENTE o país referido na matéria jornalística do G1, publicada em 24/06/2018, onde a guerra civil, a partir de 2015, causou a maior crise migratória desde a Segunda Guerra Mundial, tendo, ainda, esse país, em 2019, o maior número de refugiados no mundo. 

De acordo com notícia publicada pela Radio Agência Nacional, dia 20 de junho, passado, foi comemorado o Dia Mundial do Refugiado.
Analise as afirmativas abaixo em relação ao assunto.
1. “O número de deslocados por guerras, violência, perseguições e abusos de direitos humanos no mundo alcançou este ano a marca inédita de 100 milhões de pessoas.”
2. Esse ano, o tema definido pela ACNUR (Agência da ONU para Refugiados) foi: “Seja quem for, seja quando for, seja onde for: todas as pessoas têm direitos a buscar proteção”.
3. A invasão da Ucrânia pela Rússia e outras emergências humanitárias elevaram o número de refugiados mundiais, pela primeira vez, à casa dos três dígitos.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

De acordo com a reportagem da CNN, o mundo no dia 15 de novembro de 2022 atingiu um marco em relação ao número de habitantes, dentre eles, com uma população idosa em crescimento. De acordo com o relatório World Population Prospects 2022 da ONU, a expectativa de vida no mundo atingiu 72,8 anos em 2019, o que representa um aumento de quase nove anos desde 1990. Ainda que tenha caído para 71,0 anos em 2021, como reflexo da pandemia, a projeção é de que a longevidade média global chegue a 77,2 anos em 2050. Até a metade do século, as Nações Unidas estimam que o número de pessoas com mais de 65 anos será maior do que o dobro do número de crianças com menos de 5 anos de idade. "Hoje, nós temos 1,1 bilhão de idosos, de 60 anos ou mais, no mundo. Em 2100 chegaremos em 3,1 bilhões. A população idosa vai triplicar", esclarece o doutor em demografia e pesquisador aposentado do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) José Eustáquio.
https://www.cnnbrasil.com.br/internacional
Diante disso, marque a alternativa CORRETA que expressa a estimativa do quantitativo populacional mundial atual.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis