Questões de Conhecimentos Gerais da Instituto Consulplan

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Conhecimentos Gerais da Instituto Consulplan

Dados sobre o sistema de proteção internacional de refugiados no Brasil foram atualizados pelo Ministério da Justiça nesta segunda-feira (20), data em que é observado o Dia Mundial do Refugiado. Desde 1985, o Brasil reconheceu cerca de 60 mil pessoas como refugiadas, a maioria delas (48.789) provenientes da Venezuela. Em 2021, foram confirmados 3.086 pedidos de reconhecimento da condição de refugiados. A atualização se deu por meio da sétima edição do relatório “Refúgio em Números”, editado pelo Observatório das Migrações Internacionais (OBMigra), e da versão atualizada do Painel Interativo de Decisões sobre Refúgio no Brasil, produzido pela Agência da ONU para Refugiados (ACNUR) em parceria com o Comitê Nacional para Refugiados (Conare).
(Brasil atualiza dados sobre população refugiada no país | As Nações Unidas no Brasil.)
A Lei do Refúgio que, no ano passado, completou 25 anos no Brasil, dentre outros fatores:

Exposições marcarão os 50 anos da morte de Pablo Picasso
Além da Espanha, país natal do famoso pintor, outras seis nações receberão mostras e promoverão debates sobre sua obra nesta iniciativa cultural internacional. No dia 8 de abril de 2023 se completam 50 anos da morte do pintor espanhol Pablo Picasso. Para celebrar a data e reforçar o legado do genial artista será promovido o “Ano Picasso” com uma série de atividades culturais. No programa batizado de “Celebração de Picasso 1973-2023” estão previstas mais de 40 exposições que ocuparão 38 espaços não só na Espanha, país natal de Picasso, mas também nos Estados Unidos, França, Alemanha, Bélgica, Suíça e Romênia.
(Exposições marcarão os 50 anos da morte de Pablo Picasso. Disponível em: rac.com.br.)
Pablo Picasso (1881-1973) foi um artista plástico espanhol e um dos maiores mestres da arte do século XX. Foi muito reconhecido em vida e demonstrou versatilidade técnica e uma produtividade artística dificilmente igualada. Também foi um dos fundadores do: 

Exposição no Museu Histórico Nacional mostra a trajetória dos povos originários brasileiros
Um dos ambientes da mostra reproduz as rochas que existem na Serra da Capivara, no Piauí, com pinturas rupestres, testemunhas da presença humana há milhares de anos. Pontas de flechas e anzóis de pesca encontrados nos mais de 22 mil sítios arqueológicos espalhados pelo nosso território tambémpodem ver vistos pelo público. Os visitantes também podem ter a experiência de pegar, sentir, tocar réplicas de peças que estão expostas, como um crânio com idade estimada em 10 mil anos, de uma mulher que viveu na região de Lagoa Santa, em Minas Gerais.
(Disponível em: www.g1.globo.com/jornal-hoje/noticia/2023/03/01/ exposicao-no-museu-historico-nacional-mostra-a-trajetoria-dos-povosoriginarios-brasileiros.ghtml. Acesso em: 03/2023.)

Sobre a arte rupestre, assinale a afirmativa INCORRETA.

“O Museu de Arte de São Paulo é um museu privado sem fins lucrativos, fundado em 1947, pelo empresário e mecenas Assis Chateaubriand (1892-1968), tornando-se o primeiro museu moderno no país. Chateaubriand convidou o crítico e marchand italiano Pietro Maria Bardi (1900-1999) para dirigir o MASP, e ______________________ para desenvolver o projeto arquitetônico e expográfico. Mais importante acervo de arte europeia do Hemisfério Sul, hoje a coleção do MASP reúne mais de 10 mil obras, incluindo pinturas, esculturas, objetos, fotografias, vídeos e vestuário de diversos períodos, abrangendo a produção europeia, africana, asiática e das Américas.” Assinale a alternativa que completa corretamente a afirmativa anterior. 

“Jô Soares” – José Eugênio Soares nasceu em 16 de janeiro de 1938. Até a adolescência viveu nos Estados Unidos e na Europa. Voltou ao Brasil quando o seu pai perdeu todo o dinheiro na Bolsa de Valores. Com a idade de 18 anos, ingressou no Instituto Rio Branco, para seguir carreira diplomática. Sempre divertido, de humor rápido e inteligente, o jovem gostava de entreter seus colegas com casos e piadas. A estreia de Jô Soares na vida artística aconteceu no filme “O Homem do Sputnik”, de Carlos Manga.
(Disponível em: www.ebiografia.com. Acesso em: 03/2023.)

São consideradas obras do autor Jô Soares, EXCETO: 

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis