Questões de Conhecimentos Bancários

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Conhecimentos Bancários

As reformas de 1964 introduzidas no SFN, cujo modelo foi inspirado pelo sistema norte-americano, priorizavam a especialização das instituições. No entanto, ao longo do tempo, surgiram os grandes conglomerados financeiros, incorporando atividades antes restritas aos agentes especializados. A respeito desse assunto, julgue os itens que se seguem.

A Caixa Econômica Federal e as cooperativas de crédito integram o Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo e o Sistema Financeiro da Habitação.

O Sistema Financeiro Nacional, composto por um complexo conjunto de instituições, órgãos e entidades, tem por finalidade intermediar recursos entre os agentes econômicos (pessoas, empresas, governo). Com relação a esse assunto, julgue os itens seguintes.

Tanto as associações de poupança e empréstimo quanto as sociedades de crédito imobiliário são instituições financeiras que podem captar depósitos de poupança.

Julgue os próximos itens, relativos aos instrumentos financeiros derivativos.

Os contratos de swap, nos quais as partes envolvidas trocam os fluxos financeiros futuros de um ativo objeto sem trocar o principal, constituem-se, basicamente, do cálculo diferenciado de cada fluxo permutado e da liquidação financeira dos referidos fluxos por diferença na data contratualmente acordada.

Julgue os próximos itens, relativos aos instrumentos financeiros derivativos.

O hedger é o participante do mercado de derivativos que opera com a finalidade de proteger os contratos contra eventuais perdas futuras. O especulador, por sua vez, com o objetivo de auferir lucros, assume os riscos do hedger, conferindo liquidez aos contratos.

As instituições financeiras têm ofertado produtos e serviços para atender novas demandas conjunturais e sociais, os quais devem visar ao equilíbrio entre o retorno e o risco. Com relação aos produtos e serviços financeiros, julgue os itens consecutivos.

A conta de depósito à vista é o tipo mais usual de conta bancária. Nela, o dinheiro do depositante fica à disposição deste para ser sacado, em espécie, a qualquer momento, sem prévio aviso à instituição financeira, independentemente do valor a ser sacado.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis