Questões de Comunicação Social da UFPR

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Listagem de Questões de Comunicação Social da UFPR

Segundo Zozolli (In: BARBOSA, Ivan Santo (org.). Os Sentidos da Publicidade – estudos interdisciplinares. São Paulo: Thomson, 2005), o trabalho de propaganda e marketing das marcas comerciais-institucionais no século XXI tende a:

Atualmente, é bastante freqüente, ao se produzir uma matéria jornalística – impressa, on-line, de TV ou de rádio –, alguma referência à Agenda 21. Entretanto, é notório que um grande percentual de pessoas, inclusive estudantes e às vezes até professores universitários, não sabe exatamente o que seja essa Agenda. Sobre essa Agenda, considere as seguintes afirmativas:

Assinale a alternativa correta.

A participação ativa do receptor na escolha dos conteúdos que vai acessar tem sido apontada como um aspecto revolucionário da Internet. No jornalismo, isso ajudaria para o fim das recepções passivas dos meios da comunicação de massa, contribuindo para a própria obsolescência do conceito de massa. No entanto, tal participação ativa sempre foi possível com o jornal impresso, guardadas as devidas proporções. Isso é possível por que:

Considerando a História das Teorias da Comunicação no Século XX (MATTELART, Armand & Michele. História das teorias da comunicação. São Paulo: Loyola, 1999), é correto afirmar que as pesquisas de Harold D. Lasswell (1902-1978) sobre propaganda correspondem a estudar

De acordo com Predebon (Curso de propaganda: do anúncio à comunicação integrada. São Paulo: Atlas, 2004), o planejamento de mídia é um processo de estruturação de idéias para atender aos objetivos de comunicação e de marketing, baseado na verba disponível do anunciante e que culmina na formulação de um plano de mídia. O plano de mídia, por sua vez, é um documento que contém, de forma organizada, as análises de dados e as recomendações para atingir as metas da campanha. Os três pilares do plano de mídia são: objetivo, estratégia e tática. Com relação aos pilares, considere as seguintes afirmativas:

1. O objetivo de mídia é a quantidade de pessoas que se quer atingir com a campanha, com determinada intensidade de veiculação e durante determinado período. A estratégia de mídia é o caminho que se determina para atingir o objetivo, utilizando os meios escolhidos e seguindo um cronograma de veiculação. A tática de mídia são as formas de ação e os recursos através dos quais se implanta a estratégia.

2. O objetivo de mídia é a linha mestra do plano e demonstra a seleção dos meios que serão utilizados para atender aos objetivos de comunicação. A estratégia de mídia é a apresentação detalhada de como a veiculação será executada. A tática de mídia demonstra estudos sobre os investimentos da concorrência em mídia.

3. O objetivo de mídia expressa o percentual de alcance do público-alvo, a freqüência média com que o público-alvo deverá estar exposto à mensagem e continuidade das veiculações. A estratégia de mídia descreve os meios que serão utilizados e, caso contemple mais de um meio, identifica a função de cada um deles (básico, complementar, apoio). A tática de mídia apresenta detalhes específicos de execução do plano e compõe-se de mapa de programação por meio, análise de rentabilidade dos veículos e resumo de verba.

4. O objetivo de mídia apresenta a situação do mercado, do produto e um perfil psicográfico do público-alvo. A estratégia de mídia fornece um histórico de investimentos total em mídia das marcas concorrentes. A tática de mídia envolve negociações para obter o melhor preço, o melhor horário e a melhor colocação para a veiculação de uma campanha.

Assinale a alternativa correta.

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