Questões de Comunicação Social da FGV

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Comunicação Social da FGV

As intenções da pesquisa e a seleção da população definem a metodologia a ser aplicada. Com relação aos métodos de pesquisa de opinião pode-se afirmar que:

A formação e o desenvolvimento da Opinião Pública sofrem interferência de fatores psicológicos, históricos e sociais, dentre outros. A esse respeito, analise as afirmativas a seguir:

I. Os mecanismos de identificação, projeção e rejeição afetam profundamente a configuração da formação de atitudes e opiniões.

II. Um acontecimento histórico pode modificar padrões éticos e sistemas de valores de um país, afetando os do indivíduo.

III. A localização dos indivíduos em grandes centros ou áreas rurais não afeta suas posições ou tomadas de decisão.

Assinale:

Desde as últimas décadas do século XX, pesquisas de opinião pública são muito freqüentes nos meios de comunicação, enfocando assuntos de grande relevância, seja na organização pública ou privada, mas especialmente questões relacionadas à política. Como argumento que expõe o lado negativo das pesquisas de opinião pública, pode-se destacar a possibilidade de:

#Questão 163540 - Comunicação Social, Outros, FGV, 2008, SF, Analista Legislativo

Em relação à reflexão proporcionada pelo autor, analise as afirmativas a seguir:

I. A cooptação do rap pela cultura de consumo leva ao questionamento sobre os efeitos que ele exerce sobre os grupos brancos de classe média.

II. O rap pode se transformar em uma mercadoria fetiche e em um modo de assimilação.

III. O rap-mercadoria pode fortalecer a luta contra a opressão, mas também pode ser cooptado para finalidades conservadoras.

Assinale:

A pesquisa de Opinião Pública apresenta como principal objetivo a possibilidade de investigar e retratar atitudes e opiniões dos indivíduos, de forma a divulgar com precisão para a sociedade as tendências e posições dos segmentos sociais. Acerca dessa relação entre opinião e pesquisa de opinião, não é correto afirmar que:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis