Questões de Comunicação Social da Banca não informada

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Comunicação Social da Banca não informada

Sobre as diferenças entre notícia e reportagem, analise as assertivas a seguir.

I. A reportagem não cuida da cobertura de um fato ou de uma série de fatos, mas do levantamento de um assunto conforme ângulo pré-estabelecido.

II. O planejamento da pauta é o mesmo para notícia e reportagem.

III. O estilo da reportagem é menos rígido do que o da notícia: varia com o veículo, o público, o assunto.

Então, a alternativa que contempla plenamente as afirmações CORRETASé a seguinte:

Com a fragmentação da sociedade em grupos cada vez mais específicos, o jornalismo vem ampliando sua produção também de forma específica, produzindo conteúdos direcionados para determinados segmentos. Essa produção de conteúdos tem uma ligação direta com o planejamento minucioso da publicação, seja jornal ou revista. Assinale a nomenclatura utilizada para o Projeto que trata do conteúdo e da linha editorial de uma publicação.

Cremilda Medina (1995) conceitua entrevista como um meio cujo fim é o inter-relacionamento humano. A entrevista jornalística, em primeira instância, é uma técnica de obtenção de informações que recorre ao particular. A autora cita a classificação de Edgar Morin para estabelecer as diferenças de cada um dos tipos de entrevistas. Dentre elas, as entrevistas rito e neoconf i s sõe s podem s e r conc e i tuada s , respectivamente, de acordo com as seguintes formas e temáticas com que são realizadas:

A hipótese de newsmaking dá especial ênfase à produção de informações, ou melhor, à potencial transformação dos acontecimentos cotidianos em notícia. Deste modo, é especialmente sobre o emissor, no caso o profissional da informação, visto enquanto intermediário entre o acontecimento e sua narratividade, que é a notícia, que está centrada a atenção destes estudos, que incluem sobremodo o relacionamento entre fontes primeiras e jornalistas, bem como as diferentes etapas da produção informacional, seja ao nível de captação da informação, seja em seu tratamento e edição e, enfim, em sua distribuição.

Hohlfeldt, Martino e França, Veiga. 2010.

Considerando o fragmento lido, avalie estas afirmações.

I. Nas reflexões do newsmaking não se aplicam, dentre os vários temas possíveis, os estudos do gatekeeping ou filtragem da informação.

II. O jornalismo é uma construção social da realidade, uma vez que está submetido a uma série de pressões sociais.

III. O conjunto de princípios, pelos quais o acontecimento é avaliado pelos meios de comunicação de massa e seus profissionais em sua potencialidade de transformar-se em notícia, chama-se valores-notícia.

A seguir, assinale a alternativa que contempla as afirmações plenamente CORRETAS.

As quatro principais características do texto jornalístico são: atualidade, novidade, periodicidade e difusão, segundo o alemão Otho Groth. A atualidade, principalmente, é um dos elementos que devem ser utilizados na formação de um título chamativo para o leitor. Por esse motivo, o título deve primar pelos seguintes elementos:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis