Questões sobre Produção Gráfica

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Produção Gráfica

#Questão 903895 - Comunicação Social, Produção Gráfica, COSEAC, 2023, UFF, Tecnólogo/Formação: Comunicação Social

A revisão de provas gráficas consiste na verificação da fidelidade entre original e composição/formatação do texto. Tarefa de suma importância dentro de uma editora, requer do revisor de provas, além de um bom conhecimento normativo da língua, extrema capacidade de concentração. O revisor de provas deverá ser capaz de captar quaisquer erros que tenham sido cometidos na composição/ formatação, dar instruções para sua correção e, também, zelar para que os enganos cometidos pelo preparador de originais (responsável pela revisão de textos e sua normalização) sejam evitados, chamando, se for o caso, a atenção deste. Erros gramaticais e ortográficos, linhas deslocadas, salto de palavras ou trechos, letras defeituosas, alterações de fonte e estilo, defeitos no entrelinhamento ou mancha são algumas das preocupações que o revisor de provas deve ter em mente ao conferir as provas gráficas.
QUEIROZ, Sônia – Editoração: arte e técnica. Belo Horizonte/MG, FALE/UFMG, 2015, p. 47
O procedimento mais corriqueiro de revisão, feito em dupla é o seguinte: O revisor, com a prova já composta, é auxiliado pelo leitor, que lê o original. Ao surgir qualquer discordância entre o original e a prova, o leitor deve chamar a atenção do revisor (ou vice-versa), e este procederá à emenda na prova. Tal definição está relacionada ao seguinte tipo de revisão: 

#Questão 903896 - Comunicação Social, Produção Gráfica, COSEAC, 2023, UFF, Tecnólogo/Formação: Comunicação Social

A preparação de originais: A função do preparador de originais é realizar a normalização do texto de acordo com as exigências do conteúdo e o estilo da casa, e eliminar aparas, constituindo com seu trabalho uma espécie de controle de qualidade. De suas mãos os originais saem prontos para serem diagramados e compostos.
QUEIROZ, Sônia – Editoração: arte e técnica. Belo Horizonte/MG, FALE/UFMG, 2015, p. 11

Pensado na organização do trabalho do texto em um livro, indique abaixo as definições de (1) colofão, (2) guarda e (3) mancha.

( ) Página colada na parte interna da capa e contracapa dos livros de capa dura. ( ) É um recuo de segurança em relação aos limites da página. É a área onde deve-se acomodar o conteúdo na hora da diagramação. ( ) Inscrição localizada na parte final de um livro ou manuscrito onde o tipógrafo marca a data e o lugar em que a obra foi feita.
Feita a relação, a numeração correta, de cima para baixo, é:

Analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I - O grid ou diagrama é uma solução planejada e estruturada para organizar o conteúdo no espaço que irá ocupar; proporciona criar padrões e unidade visual

PORQUE

II - o designer habilidoso, sensível, busca as melhores proporções de acordo com regras de divisão do espaço: o quadrado, o duplo quadrado, a divisão áurea desenvolvendo layouts dinâmicos e funcionais.
Sobre as asserções, e? correto afirmar que 

A estrutura de um livro pode ser dividida em três partes: pré-textual, textual e pós-textual, além de elementos extratextuais. Sobre essa estrutura, avalie as afirmações a seguir.

I - A introdução apresenta o discurso inicial do livro e deve figurar na parte textual.
II - O posfácio, assim como o sumário, são integrantes da parte pré-textual.
III - As listas de ilustrações, abreviaturas e siglas fazem parte do pré-textual, mas podem também ser deslocadas para o pós-textual.
IV - O fólio deve ser colocado em todas as partes do livro, logo abaixo da mancha de texto.
V - O colofão é parte integrante do pós-texto e contém informações técnicas sobre a produção do livro: tipografia, tipo de papel (capa e miolo), gráfica, editor.

É correto apenas o que se afirma em  

A escolha tipográfica correta para uma propaganda diz muito a respeito da comunicação que será realizada.
Sobre tipografia, informe se é falso (F) ou verdadeiro (V) o que se afirma a seguir.

( ) A escola Bauhaus, com um estilo funcional, influenciou composições tipográficas simétricas com utilização de serifas e hastes uniformes.

( ) A família tipográfica romana proporciona uma boa legibilidade, facilitando o processo de leitura e absorção, devido às suas hastes possuírem um bom contraste.

( ) Desenvolvida pelos italianos no século XVI, a tipografia cursiva possui uma estética mais elaborada, com adornos e liberdade de traços, fato que influencia positivamente a leitura, por causa da proximidade com a escrita manual. 

( ) No final do século XIX, nasceu o estilo Liberty, considerado uma nova leitura do gótico, por causa da ornamentação de elementos naturais como, por exemplo: plantas e flores.

( ) No final do século XIX, surgiu a tipografia elementar, inspirada no cubismo; apresentava uma proposta revolucionária, antiestética, desligada dos parâmetros tradicionais, o que proporcionou à publicidade novas soluções visuais.

De acordo com as afirmações, a sequência correta e:? 

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis