Questões sobre Pesquisa em Comunicação

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Pesquisa em Comunicação

#Questão 158860 - Comunicação Social, Pesquisa em Comunicação, CESPE / CEBRASPE, 2004, MCT, Analista em Ciência Júnior I (Código A1)

Pesquisa é um dos principais instrumentos para o sucesso da atividade de comunicação. Com referência a esse tema, julgue os itens a seguir.

Constituem importantes fases da pesquisa qualitativa em comunicação a seleção do objeto de pesquisa, a definição do problema, a definição de objetivos, a formulação de hipóteses, a aplicação dos questionários e a tabulação estatística dos dados.

 

Considerando o texto acima como referência inicial, julgue os itens a seguir.

As denominadas novas tendências da pesquisa sobre os mass media (estudo dos efeitos a longo prazo) incluem a hipótese do agenda-setting, gatekeeping e newsmaking.

Acerca do assunto abordado no texto acima, julgue os seguintes itens.

As pesquisas de opinião pública são criticadas com freqüência por considerarem que todas as pessoas sempre têm opinião formada sobre os temas das sondagens e que todas as opiniões se equivalem.

De acordo com Mauro Wolf, no que diz respeito aos impactos da comunicação na sociedade, as tendências atuais da pesquisa sugerem um deslocamento de foco: os estudiosos têm-se ocupado menos dos efeitos a curto prazo — uma problemática restrita — e mais das conseqüências a longo prazo — questão ampla e complexa — da exposição das pessoas à mídia. Com respeito a essa premissa, julgue os itens a seguir.

Um ponto comum entre as tendências atuais e as anteriores refere-se aos efeitos da comunicação caracterizados pela pesquisa, ainda concernentes aos valores, às atitudes e aos comportamentos dos receptores.

A indústria cultural brasileira, da qual a televisão aberta é o carro-chefe, teve sua origem na afirmação do rádio como meio de comunicação de massa na década de 40 do século XX. No entanto, o seu crescimento manteve-se a reboque do desempenho global da economia do país, então semiindustrializada, de mercados regionalizados e restritos, ainda dependentes do setor agrário-exportador. Somente nos anos 60 e 70 do século XX, o desenvolvimentismo patrocinado pelos militares trouxe consigo o advento de um mercado nacional, integrado e relativamente auto-sustentado — embora desigual — de bens culturais, quando a TV, operando em rede graças ao recém-implantado sistema nacional de telecomunicações, adquiriu peso determinante.

Com relação ao tema abordado no texto acima, julgue os itens subseqüentes.

A era de ouro do rádio brasileiro, possível graças ao investimento publicitário no setor — o maior entre os veículos da época —, terminou devido ao deslocamento crescente da verba de propaganda para a televisão.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis