Questões sobre Meios de comunicação e mídia

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Listagem de Questões sobre Meios de comunicação e mídia

Nos dias de hoje, a comunicação social dedica-se a ser proativa e contribuir para que empresas, organizações, instituições e órgãos de governo falem com a sociedade. Para isso, lança mão de veículos e instrumentos específicos, bem como de técnicas de marketing. Com relação a esse tema, julgue os itens a seguir.

Para se avaliar o poder de um órgão de imprensa, em especial do ponto de vista publicitário, é necessário saber, com precisão, qual a tiragem do veículo. Os dados acerca de circulação e capacidade de cobertura são irrelevantes.

De acordo com Mauro Wolf, no que diz respeito aos impactos da comunicação na sociedade, as tendências atuais da pesquisa sugerem um deslocamento de foco: os estudiosos têm-se ocupado menos dos efeitos a curto prazo — uma problemática restrita — e mais das conseqüências a longo prazo — questão ampla e complexa — da exposição das pessoas à mídia. Com respeito a essa premissa, julgue os itens a seguir.

Uma diferença fundamental entre as tendências atuais e as anteriores é a busca, hoje, de uma abordagem abrangendo todo o sistema da mídia — com enfoque em determinadas áreas temáticas — em vez do estudo de casos individuais, sobretudo, de campanhas.

A indústria cultural brasileira, da qual a televisão aberta é o carro-chefe, teve sua origem na afirmação do rádio como meio de comunicação de massa na década de 40 do século XX. No entanto, o seu crescimento manteve-se a reboque do desempenho global da economia do país, então semiindustrializada, de mercados regionalizados e restritos, ainda dependentes do setor agrário-exportador. Somente nos anos 60 e 70 do século XX, o desenvolvimentismo patrocinado pelos militares trouxe consigo o advento de um mercado nacional, integrado e relativamente auto-sustentado — embora desigual — de bens culturais, quando a TV, operando em rede graças ao recém-implantado sistema nacional de telecomunicações, adquiriu peso determinante.

Com relação ao tema abordado no texto acima, julgue os itens subseqüentes.

O advento de um mercado nacional de bens simbólicos no Brasil beneficiou enormemente setores da produção cultural, como as indústrias editorial e fonográfica.

Conseqüência paradoxal de políticas e legislações filosoficamente opostas — tanto de um passado de excessiva regulamentação quanto de um presente liberado pela desregulamentação —, a concentração da propriedade e do controle das comunicações no Brasil tem-se materializado em diferentes configurações. Combinadas ou não, tais formações são a expressão histórica de um poder que, simultaneamente, resiste e se adapta a transformações estruturais.

Acerca desses arranjos, julgue os itens a seguir.

A concentração horizontal refere-se à monopolização ou oligopolização de um segmento ou serviço de comunicação. O caso exemplar de concentração horizontal na mídia brasileira é a televisão, aberta ou por assinatura.

 

Com base no texto acima, relativo às causas do desaparecimento da opinião pública, julgue os itens subseqüentes.

Se a mídia de massa, em função da sua configuração básica, contribuiu decisivamente para o desaparecimento da opinião pública, as novas tecnologias de comunicação poderão contribuir para a mudança desse quadro graças à natureza e pluralidade de suas configurações.

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